A Marvel divulgou mais um teaser de “Vingadores: Ultimato”, que revela cenas inéditas. A prévia destaca a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que se divertem ao embarcar numa missão rumo ao espaço, mostra a Capitã Marvel (Brie Larson) voando e ainda traz uma nova piada com o Homem-Formiga (Paul Rudd).
Entretanto, para as teorias de conspiração geek, o momento mais importante é uma versão diferente da cena mais comentada do comercial do Superbowl. Aquela em que um espaço em branco entre os personagens inspirou a tese de que alguém teria sido “apagado” do vídeo para esconder sua presença. A maioria apostou na Capitã Marvel, que ainda não tinha aparecido no marketing do filme até então.
O novo teaser revela que a personagem sumida era outra: Pepper Pots (Gwineth Paltrow). Sua presença não é nenhum segredo e a revelação não muda nada na trama. A ausência no vídeo anterior provavelmente se deve à indisponibilidade da atriz no momento da filmagem, o que a levou a ser inserida por computação quando sua agenda permitiu. Na época do comercial anterior, o filme ainda não tinha terminado sua pós-produção.
Compare abaixo do vídeo, em fotos, a mesma cena com e sem Pepper Pots.
Mas por que a teoria geek virou notícia em primeiro lugar? Porque até a grande mídia tem considerado teorias de fãs como material jornalístico, alimentando voluntariamente o marketing de engajamento da Marvel, o mais efetivo do mundo, que se utiliza de qualquer desculpa para alimentar tópicos nas redes sociais.
Felizmente, a estreia de “Vingadores: Ultimato” está próxima para acabar logo com essa confusão entre marketing, jornalismo e redes sociais. Com direção dos irmãos Joe e Anthony Russo, o longa chega aos cinemas em 25 de abril no Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.