Arrow vai acabar na próxima temporada

Os produtores e o astro de “Arrow” deram as más notícias nesta quarta (6/3). A série vai acabar na sua próxima temporada, a 8ª, que já tinha sido confirmada. E tem mais. […]

Divulgação/The CW

Os produtores e o astro de “Arrow” deram as más notícias nesta quarta (6/3). A série vai acabar na sua próxima temporada, a 8ª, que já tinha sido confirmada. E tem mais. A season finale será uma mini-temporada. Bastante reduzida, terá apenas 10 episódios.

O final da série e o número de episódios foram anunciados pelo ator Stephen Amell, que interpreta o Arqueiro Verde na produção da DC Comics.

“Interpretar Oliver Queen foi a melhor experiência da minha vida profissional… Mas você não pode ser um vigilante para sempre. ‘Arrow’ irá retornar para uma temporada final de 10 episódios no outono. Temos muito o que contar ainda… Por enquanto eu só quero dizer obrigado”, ele escreveu em seu Twitter.

A showrunner Beth Schwartz e os produtores executivos Greg Berlanti e Marc Guggenheim também comentaram o cancelamento num comunicado em conjunto.

“Essa foi uma decisão difícil, mas, como todas as decisões difíceis que tomamos nos últimos sete anos, foi com os melhores interesses da ‘Arrow’ em mente. Estamos animados com o fato de que ‘Arrow’ deu origem a um universo inteiro de séries que continuarão por muitos anos. Estamos empolgados em elaborar uma conclusão que honre a série, seus personagens e seu legado e que reflita o trabalho de todos os escritores, produtores, atores e – mais importante – a incrível equipe que sustentou a série por mais de sete anos”.

A notícia acompanha de perto uma declaração do presidente da rede CW, Mark Pedowitz, sobre abrir caminho para uma possível segunda leva de séries inspiradas nos quadrinhos da DC Comics. “As coisas vão envelhecer e queremos que a próxima geração de séries mantenha o universo da DC na CW o maior tempo possível”, disse o executivo em janeiro, durante encontro patrocinado pela TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos).

“Arrow” é a mais “velha” das produções da DC Comics atualmente no ar. Lançada em 2012, deu origem a “The Flash”, que surgiu como um piloto plantado num de seus capítulo, além de “Legends of Tomorrow”, formada por seus personagens coadjuvantes. Não é, portanto, à toa que o universo compartilhado das séries da DC na CW se chama “Arrowverso”. Além das três atrações citadas, as produções que integram os crossovers dos heróis televisivos incluem “Supergirl” e a vindoura “Batwoman”, também plantada em “Arrow”.

A reta final de “Arrow” vai incluir o crossover “Crise nas Infinitas Terras”, que nos quadrinhos foi um mega-evento, responsável por dizimar o multiverso da DC e matar diversos personagens, entre eles dois que estrelam séries da CW. Uma prévia foi vista em “Elseworlds”, o crossover do ano passado, que incluiu uma cena enigmática e provavelmente fatídica. Nela, Oliver Queen (Amell) fez um acordo com o Monitor – uma entidade cósmica superpoderosa – para salvar a vida dos dois personagens que morreram nos quadrinhos. E isto pode indicar como “Arrow” acabará.

Ao mesmo tempo em que se prepara para encerrar sua produção, “Arrow” tem exibido, de forma consistente, os melhores episódios da atual fase do Arrowverso, além de ter revelado uma “nova geração” de heróis, representados pelos filhos de Oliver Queen, em cenas ambientadas no futuro. Seria este futuro, um futuro literal para os personagens de “Arrow” sobreviverem após o encerramento?

Por conta da evolução narrativa de “Arrow”, não se deve descartar planos para um novo spin-off, baseado nos herdeiros do Arqueiro Verde. É praticamente certo que o mega-produtor Greg Berlanti vá continuar expandido o universo iniciado em 2012, que o tornou o maior produtor de séries da atualidade. Com 15 séries simultâneas em produção, ele fechou um novo contrato milionário de exclusividade com a Warner Bros Television para criar ainda mais atrações.