George R.R. Martin diz não saber como Game of Thrones termina

O escritor George R.R. Martin, criador dos livros que inspiraram “Game of Thrones”, não sabe como a série termina. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, o autor da saga “As Crônicas de […]

George R.R. Martin Divulgação/HBO

O escritor George R.R. Martin, criador dos livros que inspiraram “Game of Thrones”, não sabe como a série termina. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, o autor da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” revelou que não leu os roteiros da 8ª e última temporada, nem foi aos sets acompanhar as gravações.

“Eu não os li e não visitei o set porque estou trabalhando em ‘Winds'”, contou, referindo-se a “The Winds of Winter” (Os Ventos de Inverno), sexto e muito postergado livro da série literária.

Ele confessou ter “sentimentos confusos” sobre o final de “Game of Thrones”, porque o desfecho foi inteiramente concebido por David Benioff e D.B. Weiss, os criadores da série televisiva. “É claro, eles me ultrapassaram anos atrás. Pode ser que existam grandes discrepâncias”, acrescentou, ao lembrar que, desde o final da 5ª temporada (exibida em 2015), “Game of Thrones” continuou a história criada por ele sem ter mais referências literárias.

“Obviamente, eu gostaria de ter terminado estes livros antes, para que a série não tivesse me ultrapassado. Nunca pensei que isso aconteceria”, disse Martin, que, além de “The Winds of Winter”, planeja escrever ainda um sétimo livro, “A Dream of Spring” (Um Sonho de Primavera), que encerrará a versão literária (e original) da saga dos Starks, Targaryens e Lannisters.

Nem ele sabe o quão diferente o final de “Game of Thrones” será em relação à conclusão de “As Crônicas de Gelo e Fogo”..

“Eu sei algumas das coisas [que vão acontecer], mas outras coisas menores, dos personagens, eles criaram sozinhos”, comentou o escritor, que ainda disse que só podia reclamar de si mesmo, pela lentidão com que escreve.

“A experiência de ‘Game of Thrones’ foi incrível”, acrescentou. “Quase tudo nela foi ótimo”.

Além dos livros, Martin também está trabalhando num spin-off de “Game of Thrones, desenvolvido em parceria com a roteirista Jane Goldman (“Kingsman: O Círculo Dourado”), que está em fase de piloto para ser transformado em nova série no canal pago HBO.