Pantera Negra, Rami Malek e Glenn Close vencem o SAG Awards 2019

O SAG Awards 2019, premiação do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG, na sigla em inglês), trouxe algumas confirmações e também surpresas em sua cerimônia realizada na noite de domingo (27/1) […]

O SAG Awards 2019, premiação do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG, na sigla em inglês), trouxe algumas confirmações e também surpresas em sua cerimônia realizada na noite de domingo (27/1) em Los Angeles, apontando tendências e favoritos para o Oscar 2019.

Considerada a prévia mais acurada das categorias de interpretação do Oscar, já que seus eleitores também são filiados à Academia, a premiação ignorou os badalados “Nasce uma Estrela”, que recebeu quatro indicações, e “A Favorita”, que tinha três.

Em vez disso, consagrou “Pantera Negra” como Melhor Elenco, Rami Malek como Melhor Ator por sua interpretação de Freddy Mercury em “Bohemian Rhapsody” e Glenn Close como Melhor Atriz pelo papel-título de “A Esposa”.

Tanto Malek quanto Close já tinham vencido o Globo de Ouro, que, verdade seja dita, transformou a trajetória de “Bohemian Rhapsody”, de filme que dividiu a crítica em favorito a prêmios, além de ter estendido o tapete vermelho para Glenn Close conquistar seu primeiro Oscar. Ela também venceu o Critics Choice.

A maior surpresa veio na entrega dos troféus de coadjuvantes. Enquanto Mahershala Ali era barbada em “Green Book – O Guia”, Emily Blunt representava o contrário por “Um Lugar Silencioso”. Ela venceu sem nem sequer ter sido indicada ao Oscar pelo papel. Sua vitória, por sinal, já faz com que 25% do resultado do SAG Awards seja diferente da premiação da Academia.

Já o prêmio de Melhor Elenco para “Pantera Negra” não representa, como muitos tendem a afirmar, equivalência ao prêmio de Melhor Filme no Oscar. A cerimônia da Academia não tem premiação de elenco e o sindicato que entrega troféu de Melhor Filme do ano é o dos Produtores.

“Pantera Negra” ainda venceu como Melhor Elenco de Dublês.

Os SAG Awards também reverencia os talentos da televisão (e atualmente do streaming). E entre as séries, nenhum foi mais reverenciada que “A Maravilhosa Mrs. Maisel” (“The Marvelous Mrs Maisel”), vencedora de três troféus: Melhor Atriz (Rachel Brosnahan), Ator (Tony Shalhoub) e Elenco de Comédia.

Os prêmios de Drama foram divididos entre “This Is Us” (Elenco), Jason Bateman (“Ozark”) e Sandra Oh (“Killing Eve”), enquanto Darren Criss (“The Assassination of Gianni Versace American Crime Story”) e Patricia Arquette (“Escape at Dannemora”) ficaram com os troféus em Minissérie (ou Telefilme).

Com apresentação de Megan Mullally (da série “Will & Grace”), a premiação do SAG Awards 2019 foi transmitida ao vivo para o Brasil pelo canal pago TNT.

Confira abaixo a lista completa dos premiados.

CINEMA

Melhor Ator
Rami Malek (“Bohemian Rhapsody”)

Melhor Atriz
Glenn Close (“A Esposa”)

Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali (“Green Book – O Guia”)

Melhor Atriz Coadjuvante
Emily Blunt (“Um Lugar Silencioso”)

Melhor Elenco
“Pantera Negra”

Melhores Dublês
“Pantera Negra”

TELEVISÃO

Melhor Ator de Minissérie ou Telefilme
Darren Criss (“The Assassination of Gianni Versace American Crime Story”)

Melhor Atriz de Minissérie ou Telefilme
Patricia Arquette (“Escape at Dannemora”)

Melhor Ator de Drama
Jason Bateman (“Ozark”)

Melhor Atriz de Drama
Sandra Oh (“Killing Eve”)

Melhor Elenco de Drama
“This Is Us”

Melhor Ator de Comédia
Tony Shalhoub (“The Marvelous Mrs Maisel”)

Melhor Atriz de Comédia
Rachel Brosnahan (“The Marvelous Mrs Maisel”)

Melhor Elenco de Comédia
“The Marvelous Mrs Maisel”

Melhores Dublês
“GLOW”