Roma, de Alfonso Cuarón, vira maior favorito ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira

O Oscar 2019 de Melhor Filme em Língua Estrangeira já tem favorito. O México oficializou nesta sexta-feira (14/9) a candidatura do filme “Roma”, primeiro filme de Alfonso Cuarón desde vencer o Oscar […]

O Oscar 2019 de Melhor Filme em Língua Estrangeira já tem favorito. O México oficializou nesta sexta-feira (14/9) a candidatura do filme “Roma”, primeiro filme de Alfonso Cuarón desde vencer o Oscar de Melhor Direção por “Gravidade”, em 2013.

O longa foi o vencedor do prestigiado Leão de Ouro do Festival de Veneza neste ano.

E além de disputar o prêmio “estrangeiro”, deve aparecer em várias outras categorias, já que a Netflix pretende investir em sua consagração.

Rodada em preto e branco, “Roma” altera momentos intimistas com cenas épicas de revolta popular, ao acompanhar Cleo (a estreante Yalitza Aparicio), empregada doméstica que testemunha as mudanças sociais e políticas no México durante os anos 1970.

A produção deverá ganhar um lançamento limitado nos cinemas para atender ao critério da Academia e, depois disso, chegará ao serviço de streaming da Netflix em 14 de dezembro.

Outros concorrentes fortes à vaga na disputa de Melhor Filme em Língua Estrangeira incluem o japonês “Shoplifters”, de Hirokazu Koreeda, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, o belga “Girl”, de Lukas Dhont, consagrado com a Câmera de Ouro em Cannes, o paraguaio “As Herdeiras”, de Marcelo Martinessi, premiado no Festival de Berlim, o romeno “I Do Not Care If We Go Down in History As Barbarians”, de Radu Jude, vencedor do Festival de Karlovy Vary, e o ucraniano “Donbass”, de Sergei Loznitsa, premiado na mostra Um Certo Olhar, em Cannes.

Ainda falta a definição dos candidatos de muitos países.

A comissão da Academia Brasileira de Cinema escolheu “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, que não disputou nem ganhou nenhum prêmio em festival internacional, para representar o país, com pouquíssimas chances de obter uma vaga entre os cinco indicados ao Oscar.

Há 20 anos o Brasil não emplaca nenhum representante na disputa do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.