Após repercussão negativa, Disney muda visual da princesa Tiana em WiFi Ralph

A Disney mudou o visual da Princesa Tiana em seu novo desenho, “WiFi Ralph – Quebrando a Internet”, após várias críticas contra a representação da personagem… (quase) quebrarem a internet. Em imagens […]

A Disney mudou o visual da Princesa Tiana em seu novo desenho, “WiFi Ralph – Quebrando a Internet”, após várias críticas contra a representação da personagem… (quase) quebrarem a internet. Em imagens e vídeos promocionais da produção, a primeira princesa negra do estúdio apareceu com pele em tom mais claro, nariz fino e cabelos ondulados (segunda imagem acima), que deixavam sua etnia ambígua.

A polêmica foi suficiente para, segundo o Wall Street Journal, levar o estúdio a animar novamente todas as cenas com a personagem. Além de levar em consideração a reclamação das redes sociais, a Disney também ouviu a opinião de Anika Noni Rose, dubladora de Tiana, e buscou consultoria da organização Color of Change para refazer as cenas, que já podem ser vistas no trailer final, divulgado nesta semana – de onde vem a primeira imagem acima.

Se no primeiro filme Ralph (voz original de John C. Reilly) interagia com personagens de videogames clássicos, na nova produção ele e sua amiguinha Vanellope (voz de Sarah Silverman) vivem aventuras na internet – graças à descoberta de um roteador de wi-fi.

Graças a isso, Vanellope encontrará as princesas encantadas num site que é uma Disneylândia virtual, entre elas Tiana. Todas são dubladas por suas intérpretes originais do cinema: Jodi Benson (Ariel), Paige O’Hara (Bela), Linda Larkin (Jasmine), Irene Bedard (Pocahontas), Ming-Na Wen (Mulan), Anika Noni Rose (Tiana), Mandy Moore (Rapunzel), Kelly Macdonald (Merida), Auli’i Cravalho (Moana), Kristen Bell (Anna) e Idina Menzel (Elsa). Apenas as dubladoras dos desenhos mais antigos foram substituídas, porque Adriana Caselotti (Branca de Neve) e Ilene Woods (Cinderela) já são falecidas e Mary Costa (Aurora) está aposentada.

Por sinal, vale lembrar que a animação “Valente” (2012), que traz Merida, é uma produção da Pixar.

Novamente dirigido por Rich Moore, agora em parceria com o roteirista Phil Johnston, a sequência de “Detona Ralph” tem estreia marcada para novembro nos Estados Unidos e apenas em janeiro de 2019 no Brasil.