Jeffrey Tambor se diz “desapontado” com demissão de Transparent por acusações “injustas”

O ator Jeffrey Tambor resolveu se manifestar, poucas horas após o anúncio de sua demissão da série “Transparent” na quarta-feira (15/2). Indignado com o tom do comunicado assinado pela criadora da série […]

O ator Jeffrey Tambor resolveu se manifestar, poucas horas após o anúncio de sua demissão da série “Transparent” na quarta-feira (15/2). Indignado com o tom do comunicado assinado pela criadora da série Jill Soloway, ele diz que a investigação das alegações de assédio sexual contra ele foi mal conduzida e se declara “profundamente desapontado” pelas acusações “injustas” feitas pela produtora.

“Estou profundamente desapontado com a forma como a Amazon conduziu essas falsas acusações contra mim”, disse o ator em seu próprio comunicado. “Estou ainda mais desapontado com a caracterização injusta de Jill Soloway, que me descreveu como alguém capaz de causar danos a qualquer dos meus companheiros de elenco”.

Ele acrescentou: “Nos nossos quatro anos de história de trabalho juntos neste incrível show, essas acusações nunca foram reveladas ou discutidas diretamente comigo ou com alguém da Amazon. Portanto, só posso supor que a investigação contra mim foi profundamente imperfeita e tendenciosa em relação à, guiada pela atmosfera tóxica e politizada que afligiu o nosso set. Como tenho afirmado de forma consistente, lamento profundamente se qualquer ação minha tenha sido mal interpretada por qualquer um e continuarei a me defender veementemente. Também lamento profundamente que este show inovador, que mudou tantas vidas, esteja agora em perigo. Isso, para mim, é o maior desgosto”.

Ele foi demitido após uma investigação interna, que apurou denúncia de uma ex-assistente pessoal, Van Barnes, feita em uma publicação no seu perfil privado do Facebook, na qual relatava comportamento inadequado por parte do ator. Logo em seguida, a colega de elenco Trace Lysette acusou o ator de ter feito comentários sexuais e tentado abusar dela em ocasiões diferentes. Ambas são transexuais.

Após a primeira acusação, o ator de 73 anos, que venceu dois prêmios Emmy de Melhor Ator de Série de Comédia por “Transparent”, chegou a vir a público negar “de maneira contundente e veemente” qualquer tipo de comportamento inadequado. Mas, diante da segunda denúncia, disse que sua permanência na série tinha se tornado insustentável. “Por conta da atmosfera politizada que parece ter afetado nosso set, eu não vejo como posso voltar a ‘Transparent'”, dele chegou a desabafar, em comunicado anterior.

Em seu comunicado, refletindo a demissão do ator, a criadora da série disse respeitar e admirar as acusadoras de Tambor. “Eu tenho muito respeito e admiração por Van Barnes e Trace Lysette, cuja coragem em falar sobre suas experiências em ‘Transparent’ é um exemplo de liderança neste momento da nossa cultura”, disse Jill Soloway.

“Nós agradecemos pelo apoio da população trans, que abraçou nossa visão para ‘Transparent’ desde a concepção da série. Ficamos de coração partido por causa da dor e do sentimento de traição que a situação delas gerou na comunidade. Vamos tomar medidas definitivas para nos certificamos de que o ambiente de trabalho reflita a segurança e a dignidade de cada indivíduo, e estamos dando passos para nos curarmos como uma família”, completou a produtora em nota à imprensa.

O site da revista The Hollywood Reporter apurou que Jill Soloway teria solicitado para a Amazon um tempo maior para o desenvolvimento da 5ª temporada, visando estudar uma maneira de retirar a personagem Maura, interpretada por Tambor, da trama.

A personagem de Tambor é uma transexual novata da Terceira Idade, cuja transição de gênero pega a família de surpresa – e os desdobramentos dessa mudança forneciam a premissa da série.