Ridley Scott revela que Alien 5, que traria Ripley de volta, “nunca verá a luz do dia”

Ridley Scott acabou com as esperanças dos fãs de ver uma continuação da franquia “Alien” dirigida por Neill Blomkamp (“Elysium”). Em entrevista ao site francês Allocine, ele afirmou que o projeto de […]

Ridley Scott acabou com as esperanças dos fãs de ver uma continuação da franquia “Alien” dirigida por Neill Blomkamp (“Elysium”). Em entrevista ao site francês Allocine, ele afirmou que o projeto de “Alien 5”, desenvolvido por Blomkamp, “nunca verá a luz do dia”.

Ele acrescentou que “nunca houve um roteiro, foi uma ideia que surgiu de umas 10 páginas, mas não evoluiu”.

Scott disse que estava envolvido como produtor, mas o projeto não foi para frente “porque a Fox decidiu que não queria fazer esse filme”.

O filme de Blomkamp traria de volta Ripley (Sigourney Weaver), heroína da franquia, além de Dwayne Hicks (Michael Biehn) e a menina Newt, personagens de “Aliens – O Resgate” (1986).

Tanto Hicks quanto Newt se tornaram personagens muito populares após “Aliens – O Resgate”, a ponto de terem aparecido na primeira história em quadrinhos derivada da franquia, que, na época, era uma continuação direta do filme – escrita por Mark Verheiden (futuro roteirista de “Battlestar Galactica”) em 1988. O problema é que “Alien 3” (1992) resolveu matar os dois fora de cena, na viagem espacial até o planeta prisão em que Ripley, a única sobrevivente, desperta.

Muitos fãs ficaram inconformados com o destino da dupla. Até que, sem alarde, Hicks reapareceu na franquia, resgatado no game “Colonial Marines” (2013), outra continuação em mídia diferente de “Aliens – O Resgate” (escrita por Bradley Thompson e David Weddle, ambos também de “Battlestar Galactica”). O game apresentava uma explicação convincente para justificar sua sobrevivência e, mais importante, chegou a ser considerado parte oficial da cronologia de “Aliens”.

Blomkamp pretendia oficializar este status. Quando apresentou para a Fox seus planos para realizar “Alien 5”, o diretor sugeriu que o longa seria uma continuação direta do filme de 1986. “Eu quero que esse filme seja literalmente um irmão genético de ‘Aliens’, então seria ‘Alien’ (1979), ‘Aliens’ e esse filme”, ele disse, em entrevista sobre o projeto.

Os planos, porém, foram interrompidos logo em seguida pelo estúdio, que decidiu adiar indefinidamente o projeto de “Alien 5” para priorizar “Alien – Covenant”, a sequência de “Prometheus” (2012), dirigida por Ridley Scott. É que ambos os filmes tratam do mesmo universo. Enquanto a história de “Prometheus” serve de prólogo para o primeiro “Alien”, o filme de Blomkamp seria a continuação da franquia.

Como o estúdio também anunciou que “Prometheus” será uma trilogia, ficou ainda mais difícil “Alien 5” sair do papel. E agora Ridley Scott oficializa o status da produção, que jamais irá acontecer.