Lucas Veloso será o novo Didi no remake de Os Trapalhões

Didi vai ficar mais jovem. E mais bonito na nova versão de Os Trapalhões. O ator Lucas Veloso, intérprete do bom-moço Lucas na novela “Velho Chico”, foi escolhido pela Globo para interpretar […]

Didi vai ficar mais jovem. E mais bonito na nova versão de Os Trapalhões. O ator Lucas Veloso, intérprete do bom-moço Lucas na novela “Velho Chico”, foi escolhido pela Globo para interpretar o personagem eternizado por Renato Aragão, no remake que será produzido em 2017.

Com apenas 19 anos, ele venceu uma disputa interna com Rodrigo Sant’Anna e terá agora a responsabilidade de reviver um ícone de humor brasileiro.

Lucas Veloso é filho do humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, morto em janeiro último, após cinco anos sofrendo as consequências de um grave acidente de automóvel em Campina Grande, na Paraíba.

Segundo o blog Noticias da TV, o ator foi eleito pela Globo porque, além de nordestino como Renato Aragão, é um excelente imitador. Ele chamou a atenção ao arremedar Silvio Santos em uma cena de “Velho Chico”, exibida em maio. Dias depois, no “Encontro com Fátima Bernardes”, cantou como Luiz Gonzaga (1912-1989). Atualmente, está em turnê no Nordeste com um show de humor em que canta, faz piadas e imita famosos.

Veloso foi orientado pela Globo a não falar sobre seu trabalho em “Os Trapalhões” por enquanto.

As informações sobre o remake do humorístico, exibido pela Globo entre 1977 e 1995, ainda são escassas. Há uma versão correndo na emissora de que Renato Aragão e Dedé Santana participarão do programa como eles mesmos. Outra diz que eles farão seus personagens, Didi e Dedé, e que serão tios dos novos Didi e Dedé.

Por enquanto, só Lucas Veloso está certo na nova trupe. Os intérpretes de Mussum, Zacarias e Dedé ainda não foram escolhidos. O ex-CQC Rafael Cortez chegou a ser cotado para reviver Zacarias, mas já foi descartado. Mussunzinho também teria sido sondado para fazer o personagem do pai.

O plano da Globo é ter uma faixa de programação aos domingos dedicada a releituras de programas que fizeram sucesso em suas cinco décadas de existência. Além do já existente remake de “Escolinha do Professor Raimundo” e do vindouro “Os Trapalhões”, a emissora irá produzir novos episódios de “Cassino do Chacrinha” e do “Sítio do Picapau Amarelo”.

A direção do novo “Os Trapalhões” estará a cargo de Ricardo Waddington (programa “Amor & Sexo” e novela “Boogie Oogie”).

Embora “Os Trapalhões” tenham estourado na Globo nos anos 1970, o personagem Didi Mocó surgiu na primeira versão do programa, lançado em 1966, na extinta TV Excelsior, com o nome de “Adoráveis Trapalhões”. Os integrantes eram o cantor Wanderley Cardoso, o lutador de telecatch (luta livre) Ted Boy Marino, o cantor e ator Ivon Cury e o quase desconhecido cearense Renato Aragão.

A formação clássica tomou forma na Record, sob o nome de “Os Insociáveis”, quando Dedé Santana e Antônio Carlos Gomes, o Mussum, juntou-se a Renato Aragão. Zacarias, o personagem de Mauro Faccio Gonçalves, chegou por último, quando o grupo já estava na Tupi e com o nome tradicional de “Os Trapalhões”.

Em 1977, os humoristas se mudaram para a Globo. Seu programa de esquetes, exibida antes do “Fantástico”, foi um dos maiores sucessos do canal entre o final dos anos 1970 e praticamente todos os anos 1980, superando brigas entre os integrantes – eles se separaram por seis meses em 1983, e a morte de Zacarias (em 1990), até que o falecimento de Mussum (em 1994) encerrou sua produção. Mesmo assim, o sucesso era tanto que o programa continuou sendo repetido durante muitos anos.

Vale lembrar que Renato Aragão e Dedé Santana retomarão seus papéis originais na volta da franquia aos cinemas, em “Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood”, que estreia em 26 de janeiro.