A combinação de Denzel Washington e Chris Pratt se provou imbatível. A estreia de “Sete Homens e um Destino” não só assumiu a liderança das bilheterias da América do Norte (EUA e Canadá) como teve um desempenho raro para o gênero do western. Os US$ 35 milhões apurados no final de semana podem até parecer pouco, diante das aberturas dos filmes de super-heróis, mas, entre os western assumidos, nem “Django Livre” (2012) fez tanto, abrindo com US$ 30 milhões.
Remake de um clássico de 1960, “Sete Homens e um Destino” também superou o lançamento de outro remake bem-sucedido do gênero, “Bravura Indômita” (US$ 24 milhões em seu primeiro fim de semana em 2010). E se considerar que o outro western de sucesso desta década, “O Regresso” (2015), teve estreia limitada para se adequar ao calendário do Oscar, o filme dirigido por Anton Fuqua registrou os melhores primeiros três dias do gênero em todo o século e, sacrilégio supremo, de todos os tempos – desconsiderando, claro, a inflação e relevando os preços baixos dos ingressos do século passado.
Outro detalhe interessante da liderança de “Sete Homens e um Destino” é que Denzel Washington está perto de completar uma década como chamariz de bilheterias. Desde 2007, quando lançou “O Grande Debate”, todos os filmes do ator tiveram estreias acima dos US$ 20 milhões. E neste filme ele se junta à estrela em ascensão Chris Pratt, cujos dois filmes anteriores somaram juntos quase US$ 2,5 bilhões mundialmente – “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Jurassic World” (2015).
O 2º lugar ficou com outra estreia, a animação “Cegonhas”, com US$ 21,8 milhões. Curiosamente, os dois filmes também foram lançados no Brasil neste fim de semana, mas com uma diferença enorme de tratamento no país. Enquanto “Cegonhas” dominou o circuito, com distribuição em 807 salas, o western ficou com cerca de 40% disso, em 340 salas. O desempenho nas bilheterias nacionais deve refletir essa distribuição.
Completa o pódio o drama “Sully – O Herói do Rio Hudson”, de Clint Eastwood, que liderou a venda de ingressos na América do Norte pelos últimos dois fins de semana. A produção estrelada por Tom Hanks, arrecadou mais 13,8 milhões para a Warner Bros.
Os Top 5 ainda inclui arrecadações modestas de “O Bebê de Bridget Jones” (US$ 4,5 milhões) e “Snowden” (US$ 4,1 milhões), que apesar do investimento em marketing do primeiro e da expectativa gerada pelo segundo não conseguiram engajar o grande público.
BILHETERIAS: TOP 10 EUA
1. Sete Homens e Um Destino
Fim de semana: US$ 35 milhões
Total EUA: US$ 35 milhões
Total Mundo: US$ 35 milhões
2. Cegonhas: A História Que Não Te Contaram
Fim de semana: US$ 21,8 milhões
Total EUA: US$ 21,8 milhões
Total Mundo: US$ 40,1 milhões
3. Sully – O Herói do Rio Hudson
Fim de semana: US$ 13,8 milhões
Total EUA: US$ 92,3 milhões
Total Mundo: US$ 126,8 milhões
4. O Bebê de Bridget Jones
Fim de semana: US$ 4,5 milhões
Total EUA: US$ 16,4 milhões
Total Mundo: US$ 83,5 milhões
5. Snowden
Fim de semana: US$ 4,1 milhões
Total EUA: US$ 15,1 milhões
Total Mundo: US$ 15,1 milhões
6. Bruxa de Blair
Fim de semana: US$ 3,9 milhões
Total EUA: US$ 16,1 milhões
Total Mundo: US$ 21 milhões
7. O Homem nas Trevas
Fim de semana: US$ 3,8 milhões
Total EUA: US$ 81,1 milhões
Total Mundo: US$ 120,3 milhões
8. Esquadrão Suicida
Fim de semana: US$ 3,1 milhões
Total EUA: US$ 318,1 milhões
Total Mundo: US$ 731,7 milhões
9. When the Bough Breaks
Fim de semana: US$ 2,5 milhões
Total EUA: US$ 26,6 milhões
Total Mundo: US$ 26,8 milhões
10. Kubo e as Cordas Mágicas
Fim de semana: US$ 1,1 milhões
Total EUA: US$ 45,9 milhões
Total Mundo: US$ 58,5 milhões