Star Trek: Simon Pegg defende a decisão de tornar Sulu gay

Responsável pelo roteiro de “Star Trek: Sem Fronteiras”, Simon Pegg defendeu a representação do Sr. Sulu como gay no novo filme da franquia espacial, respondendo, por meio de um comunicado, ao protesto […]

Responsável pelo roteiro de “Star Trek: Sem Fronteiras”, Simon Pegg defendeu a representação do Sr. Sulu como gay no novo filme da franquia espacial, respondendo, por meio de um comunicado, ao protesto do ator George Takei, intérprete de Sulu na série clássica dos anos 1960. A ideia, que tomou vida como homenagem a Takei, gay assumido e engajado na causa LGBT, não foi bem vista pelo ator, que preferia ver outro personagem gay na franquia e não quem ele representou como sendo heterossexual por tanto tempo. Para Takei, mostrá-lo como gay agora seria o equivalente a dizer que Sulu viveu no armário em todas outras aventuras da nave Enterprise.

“Eu tenho muito amor e respeito por George Takei, seu coração, coragem e humor são uma inspiração. No entanto, sobre o que ele pensa sobre Sulu, eu devo respeitosamente discordar. Ele está certo, é triste, é triste que a versão das telas do universo mais inclusivo e tolerante da ficção científica não tenha apresentado um personagem LGBT até agora. Nós poderíamos ter introduzido um novo personagem gay, mas ele ou ela seria primariamente definido(a) pela sexualidade, visto(a) como ‘o personagem gay’, ao invés de simplesmente por quem é.”

“Nosso ‘Star Trek’ recomeçou numa timeline alternativa, com detalhes alternativos”, continuou Pegg. “Qualquer ingrediente mágico que determine a nossa sexualidade acabou sendo diferente para Sulu nessa linha temporal. Eu gosto dessa ideia, porque sugere que em um hipotético multiverso, através da infinita matrix de realidades alternativas, todos nós somos LGBT em algum outro universo.”

“Star Trek: Sem Fronteiras” estreia em 22 de julho nos EUA, mas só vai chegar em 1 de setembro no Brasil.