George Takei não gostou da homenagem e preferia que Sulu não virasse gay

O veterano ator George Takei, que interpretou o Sr. Sulu na série clássica “Jornada nas Estrelas” e nos primeiros filmes derivados da franquia, revelou que já sabia que o personagem apareceria como […]

O veterano ator George Takei, que interpretou o Sr. Sulu na série clássica “Jornada nas Estrelas” e nos primeiros filmes derivados da franquia, revelou que já sabia que o personagem apareceria como gay em “Star Trek: Sem Fronteiras”, mas preferia que isso não tivesse acontecido. Em entrevista ao site da revista The Hollywood Reporter, Takei, que é gay assumido e participa ativamente do movimento pelos direitos LGBT, contou que foi informado por John Cho, o novo intérprete do personagem, e que tentou demover o diretor Justin Lin da ideia, pois o personagem sempre foi retratado como heterossexual.

“Estou maravilhado que exista um personagem gay, mas não precisava ser Sulu. Infelizmente, é uma distorção da criação de Gene Roddenberry”, ele se manifestou. “Eu penso que este filme será lançado durante o aniversário dos 50 anos de ‘Star Trek’, o que é uma forma de prestar homenagem a Roddenberry, o homem cuja visão nos motivou por meio século. E a melhor forma de honrá-lo seria criar outro personagem, não alterar uma de suas criações”.

Ironicamente, a decisão partiu do roteirista Simon Pegg, intérprete de Scotty no filme, que imaginava assim prestar uma homenagem a Takei, o único ator da série clássica a se assumir gay – em 2005. Pegg chegou a enviar um email elogiando a dedicação de Takei tanto à franquia quanto à causa LGBT, que o ator diz ter confundido com um sinal de que tinha sido ouvido e que Sulu não seria mais apresentado como homossexual.

Para Takei, o problema de mostrar Sulu gay agora é basicamente considerar que o personagem vivia “no armário”, escondendo sua verdadeira sexualidade nas histórias anteriores, o que seria uma péssima mensagem. Afinal, no século 23, onde ele vive, a sexualidade já não deveria precisar ser disfarçada.