PIPOCAMODERNA
Pipoca Moderna
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc

Nenhum widget encontrado na barra lateral Alt!

Divulgação/Netflix

Filme|14 de maio de 2026

Policiais processam Ben Affleck e Matt Damon pelo filme “Dinheiro Suspeito”

Sargentos de Miami acusam produtora dos atores de retratar investigação real como roubo, corrupção e assassinato na Netflix

Pipoque pelo Texto ocultar
1 Processo por difamação
2 “Inspirado em eventos reais”
3 Como foi o caso original?
4 O impacto da ficção na vida real
5 Quais são as chances de vitória na Justiça?

Processo por difamação

Os sargentos Jason Smith e Jonathan Santana, integrantes do Departamento de Polícia de Miami-Dade, abriram um processo de difamação contra a Artists Equity, produtora de Ben Affleck e Matt Damon, e a Falco Pictures. A dupla busca indenização financeira, em valor não revelado, alegando que o filme “Dinheiro Suspeito” os retrata como criminosos ao basear seu roteiro em uma investigação real liderada por eles.

“Inspirado em eventos reais”

Lançado na Netflix em janeiro, o longa-metragem exibe um aviso de que a história é “inspirada em eventos reais”. Na trama estrelada pelos dois astros, a equipe de policiais conspira para roubar o dinheiro de uma apreensão, se envolve com carteis de drogas, provoca incêndios e assassina um supervisor.

Como foi o caso original?

A narrativa de ficção utiliza os elementos de uma operação realizada em 2016 pela polícia de Miami. Após um longo período monitorando um suspeito de traficar maconha, a equipe encontrou US$ 21 milhões em dinheiro vivo escondidos no sótão de uma casa. As notas de cem dólares estavam armazenadas dentro de 24 baldes laranjas.

Segundo os documentos do processo, obtidos pelo jornal The New York Times, Santana atuava como o detetive principal daquele caso, enquanto Smith era o supervisor responsável. Eles argumentam que, embora a apreensão tenha sido real, as invenções do filme sugerem que os verdadeiros agentes cometeram assassinatos e roubos, provocando “danos substanciais à sua reputação pessoal e profissional”.

O impacto da ficção na vida real

Em entrevista, Santana declarou que virou alvo de deboches no trabalho desde o lançamento do trailer. Ele revelou que pessoas próximas começaram a questionar quanto dinheiro dos baldes ele teria desviado na vida real.

“No fim das contas, não está certo; reputação é fundamental nessa área. Ela é conquistada, não é dada de graça”, justificou o policial de 41 anos. “Quando você perde sua reputação, não tem como recuperá-la. As pessoas riram, as pessoas que conhecem minha ética de trabalho e minha reputação sabem que eu não faria isso. Agora elas têm dúvidas”.

O processo ainda pontua que Chris Casiano, capitão da polícia de Miami-Dade creditado como consultor técnico do longa, não teve envolvimento na operação original de 2016. Em janeiro, Matt Damon havia declarado à imprensa que ele e Affleck passaram um tempo com Casiano e outros agentes da divisão de narcóticos para se prepararem para as gravações. Os advogados da Artists Equity não comentaram o caso.

Quais são as chances de vitória na Justiça?

A advogada especializada em entretenimento Melissa Georges, que não atua no caso, avaliou para o New York Times que a ação judicial enfrentará grandes obstáculos. Ela destacou que filmes “inspirados em” não têm a obrigação de retratar a verdade completa e utilizam personagens com nomes fictícios.

“A possibilidade de contar histórias como essa é amplamente utilizada e muito protegida pela Primeira Emenda”, analisou a jurista. “Eles teriam que mostrar que os personagens fictícios são tão semelhantes a eles que as pessoas que os conhecem os associariam automaticamente a essas pessoas.”

Ela acrescentou que os agentes de segurança são classificados como figuras públicas perante a lei americana, o que exige um nível de comprovação muito superior para condenações por difamação.

Mais Pipoca


Flávio Bolsonaro cobrou fortuna de Vorcaro para financiar filme “Dark Horse”

Pedro Novaes surge como Alexandre em primeira foto do filme de “A Viagem”

Matt Damon enfrenta monstros no trailer épico de “A Odisseia”

Safadão defende cachês pagos com dinheiro público: “Só tenho a agradecer”

Pipoca Moderna

Acompanhe Pipoca Moderna (pipocamoderna.com.br) para mais notícias de entretenimento.

@Pipoca Moderna 2025
Privacidade | Cookies | Facebook | X | Bluesky | Flipboard | Anuncie