“Adolescência” domina Gotham TV Awards e desponta como favorita ao Emmy

Minissérie britânica conquista os três prêmios, enquanto “The Pitt” e “O Estúdio” surpreendem na disputa

AdolescenciaDivulgação/Netflix

Favoritismo de “Adolescência” marca início da disputa

A temporada de premiações televisivas ainda não começou oficialmente — a Academia de Televisão só divulgará os inscritos para o Emmy 2025 em 12 de junho —, mas a 2ª edição do Gotham TV Awards já lançou luz sobre os principais nomes da corrida. “Adolescência”, minissérie da Netflix, saiu do evento como destaque absoluto ao vencer em todas as categorias em que concorria, consolidando-se como favorita ao Emmy.

Consagração da minissérie da Netflix

Realizado na noite de segunda-feira (2/6), o Gotham TV Awards celebra exclusivamente séries em sua 1ª temporada, ampliando a visibilidade de novas produções e oferecendo espaço a projetos que, muitas vezes, passam despercebidos em outras grandes premiações. No evento, “Adolescência” recebeu os troféus de Melhor Série Limitada e de Melhor Atuação Principal e Coadjuvante em Série Limitada, vencidos por Stephen Graham e Owen Cooper, respectivamente. O intérprete do adolescente na série da Netflix dividiu o prêmio com Jenny Slate, de “Morrendo por Sexo” (disponível na Disney+).

Drama e comédia têm resultados divididos

No gênero drama, a atração médica “The Pitt” (Max) conquistou o prêmio de Melhor Série, enquanto Kathy Bates teve a Melhor Atuação Principal pela policial “Matlock”, da CBS, e Ben Whishaw garantiu o troféu de Melhor Atuação Coadjuvante pela trama de espionagem “Black Doves” (Netflix). Entre as comédias, “O Estúdio” (Apple TV+) foi escolhida como Melhor Série Estreante, com Julio Torres premiado como Melhor Atuação Principal por “Fantasmas” (Max), enquanto Poorna Jagannathan venceu na categoria de coadjuvante por “Deli Boys” (Disney+). O Gotham TV Awards não diferencia entre atores e atrizes nas premiações de atuação.

No histórico recente, o prêmio foi pioneiro ao consagrar “Bebê Rena” (Netflix) como Melhor Série Limitada em 2024, antecipando o sucesso posterior da produção no Emmy, Globo de Ouro e Critics’ Choice.

Confira os vencedores do Gotham TV Awards 2025

MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
“O Estúdio” (Apple TV+)

MELHOR SÉRIED DRAMA
“The Pitt” (Max)

MELHOR SÉRIE LIMITADA
“Adolescência” (Netflix)

MELHOR ATUAÇÃO PRINCIPAL EM COMÉDIA
Julio Torres – “Fantasmas”

MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE EM COMÉDIA
Poorna Jagannathan – “Deli Boys”

MELHOR ATUAÇÃO PRINCIPAL EM DRAMA
Kathy Bates – “Matlock”

MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE EM DRAMA
Ben Whishaw – “Black Doves”

MELHOR ATUAÇÃO PRINCIPAL EM SÉRIE LIMITADA
Stephen Graham – “Adolescência”

MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE EM SÉRIE LIMITADA
Owen Cooper – “Adolescência”
Jenny Slate – “Morrendo Por Sexo”