Carreira marcada por personagens excêntricas
Valerie Mahaffey, vencedora do Emmy e reconhecida por suas atuações em séries como “Northern Exposure”, “Desperate Housewives”, “Young Sheldon” e “Disque Amiga para Matar”, morreu na sexta-feira (30/5), aos 71 anos, em Los Angeles. A morte foi confirmada por sua assessora Jillian Roscoe, que informou que a atriz enfrentava um câncer.
A carreira de Mahaffey foi marcada por papéis de personagens excêntricas e memoráveis. Ela conquistou o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em 1992 por sua atuação como Eve, uma hipocondríaca casada com o personagem de Adam Arkin em “Northern Exposure”, série da CBS em que apareceu entre 1991 e 1994.
Outros trabalhos notáveis incluem a manipuladora Alma Hodge, ex-esposa de Orson Hodge (Kyle MacLachlan) em “Desperate Housewives”, entre 2006 e 2007, a professora Victoria MacElroy em “Young Sheldon”, de 2017 a 2020, e Lorna Harding, sogra de Christina Applegate, em “Disque Amiga para Matar”, em episódios disponibilizados de 2019 a 2022 na Netflix. Sua última série foi “Echo 3”, lançada em 2022 na Apple TV Plus.
Reconhecimento no cinema, teatro e TV
Nascida em 16 de junho de 1953 na Indonésia, Mahaffey viveu no país até os 11 anos, antes de se mudar para os Estados Unidos, onde concluiu o ensino médio em Austin e se formou pela Universidade do Texas em 1975. A trajetória de atriz começou no teatro de Nova York, com seis passagens pela Broadway entre 1976 e 1984, incluindo montagens como “Drácula” (com Raul Julia) e “Play Memory” (direção de Harold Prince). Mahaffey venceu dois prêmios Obie por “Top Girls” e “Talking Heads” e também interpretou Desdêmona em “Otelo” (com Morgan Freeman) e Julieta em “Romeu e Julieta” (com Tom Hulce).
Logo em seu começo na televisão, foi indicada ao Daytime Emmy pela novela “The Doctors” (1979-1980). No cinema, recebeu indicação ao Spirit Award por sua participação em “Saída à Francesa” (2020), atuando ao lado de Michelle Pfeiffer e Lucas Hedges. Seu currículo inclui ainda papéis em “Meu Filho das Selvas” (1997) com Tim Allen, “Seabiscuit: Alma de Herói” (2003) com Tobey Maguire, “Cada um tem a Gêmea que Merece” (2011) com Adam Sandler e “Sully: O Herói do Rio Hudson” (2016), com Tom Hanks.
Além das séries em que obteve maior destaca, ela também participou de outras produções populares como “Glee”, “Devious Maids”, “Newhart”, “Seinfeld”, “Wings”, “ER”, “Cheers”, “Big Sky” e “Projeto Mindy”, muitas delas em papéis recorrentes.
Ela deixa o marido, Joseph Kell, e a filha, Alice. Em nota, Kell declarou: “Perdi o amor da minha vida, e a América perdeu uma de suas atrizes mais carismáticas”.