Reencontro inesperado no desfecho da série
O episódio final de “The Handmaid’s Tale” foi disponibilizado nesta terça-feira (27/5) nos Estados Unidos e marcou vários reencontros, após o desfecho da trama com a vitória da rebelião contra o regime de Gilead. Mas um retorno chamou atenção por surpreender o público: a reaparição de Emily, aia interpretada por Alexis Bledel, que saiu da série na 4ª temporada.
Na cena, June caminha pelas ruas de Boston, livre da repressão que marcou boa parte da série, até parar em frente à sorveteria por onde costumava passar com outras Aias. Nesse momento, ouve uma voz conhecida falando sobre um sabor antigo de sorvete. Ao olhar para o lado, encontra Emily, que saiu da trama com a desculpa de voltar para Gilead e se juntar aos revolucionários para caçar Tia Lydia. Logo no início do quinto ano, foi explicado que Emily tinha partido, deixando dúvidas sobre seu destino.
O que aconteceu com Emily após sua saída?
Emily revela a June que, durante todo esse tempo, esteve em uma cidade próxima, lutando pela resistência de dentro. Assim como June, ela manteve contato com a família “via FaceTime”, mas em uma dinâmica marcada por distância e complexidade emocional. As duas seguem caminhando até o Muro, onde mulheres que desafiaram Gilead foram executadas ao longo da trama.
No local, elas encontram mensagens inspiradoras deixadas por sobreviventes e mulheres que ali passaram, muitas escrevendo seus nomes verdadeiros nas paredes. A cena revela também guardiões e “Olhos” enforcados, sinalizando a queda do regime e a transformação do espaço de punição em memorial da luta feminina.
Como a volta de Alexis Bledel foi planejada pela produção?
O showrunner Bruce Miller, responsável pelo roteiro do episódio final, afirmou ao TV Insider que o retorno de Emily sempre foi planejado pela equipe de “The Handmaid’s Tale”. “Alexis tem uma agenda e uma vida complicadas, e não parecia ser um bom momento para fazer isso até o fim”, explicou Miller. “Ela moveu céus e terras para chegar até nós, então havia muito mais preocupações práticas do que questões de caráter e emocionais.”
Segundo Miller, a participação de Alexis Bledel foi considerada essencial para dar encerramento ao arco de June e das demais sobreviventes. O reencontro das personagens reforça o tom de memória e resistência do episódio final, além de estabelecer conexão direta com “The Testaments”, série derivada que amplia o universo da série, com lançamento marcado para o ano que vem.
No Brasil, “The Handmaid’s Tale” é disponibilizada com oito dias de atraso na Paramount+. O último capítulo será lançado por aqui apenas em 4 de junho.