Benedito Ruy Barbosa está internado na UTI em São Paulo e filha nega Alzheimer: “Está superlúcido”

Autor de novelas segue sob cuidados por insuficiência renal, apresenta melhora e família desmente boatos sobre saúde mental

Divulgação/Globo

Internação de Benedito Ruy Barbosa mobiliza família e fãs

O autor Benedito Ruy Barbosa, de 94 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, desde 20 de maio, após agravamento de insuficiência renal crônica. A informação foi confirmada pela instituição de saúde neste domingo (25/5), que destacou evolução positiva no quadro clínico, “O paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e vem apresentando melhora clínica e de exames laboratoriais”, informou o hospital em nota.

Filha desmente boatos e fala sobre estado do autor

Apesar da gravidade do quadro, a filha Edmara Barbosa, também autora de novelas, reforçou que o pai está “superlúcido” e desmentiu notícias de Alzheimer. “Ele está internado tratando de uma infecção urinária, mas está bem. Ele não tem Alzheimer. Está superlúcido. Está na UTI por conta dos antibióticos que precisam ser controlados”, explicou Edmara ao Splash. No momento, não há previsão de alta.

Como está a rotina e o apoio familiar?

No início do ano, Barbosa se mudou de Sorocaba para a capital paulista, onde passou a viver com a família. Paula Barbosa, atriz e neta do novelista, relatou que o avô está mais frágil e necessita de assistência integral.

“Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu [em 2014], ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá”, contou Paula ao jornal O Globo. “Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral”, completou.

Barbosa é responsável por grandes sucessos da dramaturgia brasileira, como “Cabocla”, “Paraíso”, “Sinhá Moça”, “Pantanal”, “Renascer”, “O Rei do Gado” e “Terra Nostra”. Sua última novela foi “Velho Chico”, exibida pela Globo em 2016.

“Além do grande autor, ele sempre foi uma figura muito forte na nossa família, como pai e avô. É difícil vermos que ele precisa agora só descansar e viver a velhice dele bem”, declarou a neta.