
Divulgação/Record TV
Teste de DNA confirma que Gugu Liberato não é pai de comerciante de 50 anos
Ricardo Rocha alegava ser filho do apresentador, mas exames realizados em dois laboratórios descartaram a paternidade
Resultados dos testes de DNA
Exames realizados pelos laboratórios Fleury e Delboni concluíram que Gugu Liberato não é o pai biológico de Ricardo Rocha, de 50 anos. A perícia utilizou material genético da mãe de Gugu, Maria do Céu, e dos irmãos do apresentador, Amandio e Aparecida Liberato, além de amostras de Ricardo e de sua mãe, Otacília Gomes da Silva.
“As amostras foram analisadas por duas equipes diferentes em prova e contra-prova e confirmaram os resultados obtidos. Concluiu-se que Antonio Augusto Moraes Liberato não é o pai biológico de Ricardo Rocha”, diz o laudo técnico pericial.
Procurado, Ricardo Rocha afirmou não ter sido informado oficialmente sobre o resultado. “Não tenho essa informação. O juiz não se manifestou”, declarou.
Disputa judicial e justificativa para os exames
O comerciante entrou com ação judicial em 2023 alegando ser filho do apresentador, morto em 2019. Inicialmente, ele rejeitava que os testes de DNA fossem realizados apenas com amostras de sangue ou saliva de João, Marina e Sofia Liberato, filhos reconhecidos de Gugu. Ele justificava essa recusa alegando que os três poderiam não ser biologicamente filhos do apresentador, já que foram concebidos via fertilização in vitro na clínica de Roger Abdelmassih, médico denunciado por manipulação genética e crimes sexuais.
Após audiência de conciliação realizada em setembro deste ano, ficou definido que o exame seria conduzido com o material genético de Maria do Céu e dos irmãos de Gugu, descartando a necessidade de exumação.
Relato da suposta relação
Na ação, Ricardo Rocha alegava que sua mãe conheceu Gugu em 1973, quando trabalhava como babá e frequentava uma padaria em Perdizes, bairro de São Paulo, onde o apresentador, então com 15 anos, costumava ir. Segundo a petição, os dois teriam desenvolvido uma relação íntima, que resultou em uma gravidez descoberta em 1974.
Otacília Gomes da Silva teria tentado informar Gugu sobre a gestação, mas perdeu o contato com ele após ele parar de frequentar o local. Ricardo nasceu em outubro de 1974. Na época, Gugu ainda era adolescente e estava longe de se tornar o grande nome da televisão brasileira.