Grande aposta do SBT para a dramaturgia em 2024, “A Caverna Encantada” não teve um bom começo na segunda-feira (29/7). Exibida junto com os últimos capítulos de “A Infância de Romeu e Julieta”, a nova novela infantil de Iris Abravanel registrou a pior estreia de uma trama desde que a emissora passou a investir no público infantil com “Carrossel” em 2012.
Audiência abaixo do esperado
Segundo dados da Kantar Ibope revelados pela imprensa, o primeiro capítulo da história de Anna (Mel Summers) marcou apenas 4,2 pontos na Grande São Paulo. Até então, o pior desempenho de uma estreia da emissora era justamente da novela anterior, “A Infância de Romeu e Julieta”, que havia registrado 6,3 pontos em 8 de maio de 2023.
Um dos motivos para a queda de audiência pode ter sido a decisão do SBT de também disponibilizar “A Caverna Encantada” na Disney+ e gratuitamente no YouTube e na plataforma própria +SBT.
Comparações com outras novelas
“A Caverna Encantada” ficou atrás até dos números das reprises de “Chiquititas” (2013) e “Carinha de Anjo” (2016) durante a pandemia. A história das órfãs do Raio de Luz começou com 7,9 pontos em 29 de junho de 2020, enquanto a trama sobre Dulce Maria (Lorena Queiroz) marcou 5,5 pontos em 4 de outubro do ano seguinte.
Para piorar a situação, a nova novela teve menos público do que a mexicana “Contigo Sim”, exibida em um horário com menos televisores ligados. O folhetim latino anotou 4,5 pontos e teve 10% de participação, contra apenas 6,4% da trama inédita do SBT.
História de “A Caverna Encantada”
“A Caverna Encantada” é uma adaptação livre dos livros “A Princesinha” (1905) e “O Jardim Secreto” (1911), da escritora britânica Frances Hodgson Burnett (1849-1924). A trama segue Anna (Mel Summers), filha do médico Paulo (Elam Lima), que a deixa em um colégio interno no interior de São Paulo após receber uma missão misteriosa.
O elenco adulto de “A Caverna Encantada” inclui as atrizes Rosi Campos e Luiza Tomé, além de Miguel Coelho, Isabela Souza, Andrey Lopes, Thay Bergamim, Giu Nassa, Pamella Machado, Clarice Niskier, Phil Miler, Arthur Kohl, Ariane Souza, Henrique Sganzerla, Magali Biff e Theo Werneck. Já as crianças que farão parte do colégio fictício são Mel Summers, Wallentina Bomfim, Sofia Fornazari, Manu Bistene, Juju Teófilo Mari Yumi, Juju Penido, Bernardo Schroeder, Diego Laumar, Lucca Almeida, Bernardo Prado, Gabriel Avellar, Theo Radicchi, Victor Lima e Guilherme Tavares.
Outra estreia ruim
O ambiente de decepção com uma estreia não foi exclusividade do SBT. Na Record, o lançamento da novela turca “Força de Mulher” marcou 4,8 pontos, o pior desempenho de um primeiro capítulo na faixa desde “Todas as Garotas em Mim”, que teve os mesmos 4,8 pontos em 7 de junho de 2022.