A atriz francesa Isabelle Huppert foi anunciada nesta quarta-feira (8/5) como a presidente do júri do 81º Festival de Cinema de Veneza, que ocorrerá de 28 de agosto a 7 de setembro.
Com uma carreira repleta de colaborações com diretores renomados como Claude Chabrol, Michael Haneke e Hong Sang-soo, além de uma indicação ao Oscar por “Elle” (2016), de Paul Verhoeven, Huppert já foi laureada com prêmios de atuação feminina em Veneza. Ela venceu em duas ocasiões: em 1988 por “Um Assunto de Mulheres” e em 1995 por “Mulheres Diabólicas”, dirigida em ambas as vezes por Chabrol. Além disso, recebeu um Leão de Ouro honorário pela carreira em 2008 e outro prêmio especial como destaque internacional em 2019.
“Uma longa e maravilhosa história me liga ao Festival de Cinema de Veneza, tornar-me uma espectadora privilegiada é uma honra”, declarou Huppert em comunicado.
Responsabilidades do júri
Sob a liderança da atriz, o júri será responsável por decidir os vencedores de várias categorias no último dia do festival, 7 de setembro. Além do prestigioso Leão de Ouro para o Melhor Filme, os prêmios incluem Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro.