O filme “The Apprentice”, que explora a ascensão de Donald Trump nos anos 1980, teve sua première mundial na noite desta segunda-feira (19/5) no Festival de Cannes. Estrelado por Sebastian Stan (“Falcão e o Soldado Universal”) como uma versão jovem de Trump, o filme recebeu uma ovação de oito minutos no Grand Lumiere Theatre. Os aplausos mais intensos foram para Stan por sua performance, que o posicionam como favorito ao prêmio de Melhor Ator do festival até o momento.
Momentos chocantes
Dirigido pelo iraniano-dinamarquês Ali Abbasi (“Holy Spider”), “The Apprentice” detalha a trajetória de Trump sob a influência de Roy Cohn, advogado de direita conhecido por suas táticas controversas, vivido na tela por Jeremy Strong (“Succession”). O elenco também destaca Martin Donovan (“Tenet”) como Fred Trump Sr. e Maria Bakalova (“Morte Morte Morte”) no papel de Ivana Trump.
O filme apresenta cenas polêmicas, como o alegado estupro de Ivana por Trump e uma sequência de lipoaspiração, que geraram reações intensas do público presente. O retrato do bilionário é praticamente o de um psicopata.
A volta do cinema político
Após a exibição, Abbasi comentou sobre a importância de filmes como “The Apprentice”.
Ele explicou por que quis fazer um filme centrado em Trump, argumentando que os filmes precisam ser “relevantes” novamente. “Não há uma maneira metafórica agradável de lidar com a onda crescente de fascismo. Há apenas a maneira desordenada. Há apenas a maneira banal. Há apenas a maneira de lidar com essa onda em seus próprios termos, em seu próprio nível, e não vai ser bonito, mas acho que o problema do mundo é que as pessoas boas têm estado caladas por muito tempo. Então, acho que é hora de tornar os filmes relevantes. É hora de tornar os filmes políticos novamente.”
“The Apprentice” ainda não tem distribuidor nos Estados Unidos, mas foi vendido para a StudioCanal no Reino Unido e Irlanda, com lançamento previsto para este ano.
CANNES 2024: La Ganadora del Óscar Cate Blanchett aplaude a Sebastián Stan y su actuación en "The Apprentice" (2024).#FilmTwitter #Cannes #Cannes2024 #CannesFilmFestival #TheApprentice #PastranaBlogCine pic.twitter.com/e6uIBwj2vB
— Ernesto Pastrana (@PastranaTweet) May 20, 2024
The storm is coming, it’s time to make movies political again says director of ‘The Apprentice’ Ali Abbasi #Cannes pic.twitter.com/mEUVdXV8Dp
— Deadline Hollywood (@DEADLINE) May 20, 2024