O diretor Oliver Stone, vencedor do Oscar por “Platoon” (1986) e “Nascido em 4 de Julho” (1989), anunciou ter finalizado um documentário sobre Luiz Inácio Lula da Silva. O filme aborda os últimos anos do Presidente, desde sua prisão em 2018 até a vitória nas eleições de 2022.
Em entrevista à AFP, Stone explicou que a produção foca a perseguição judicial sofrida por Lula. “Sobre o que aconteceu quando ele havia sido um presidente de sucesso, e, então, foi preso por corrupção, que é como geralmente as coisas são feitas nesses países”, contou.
“Acho que o conceito de perseguição judicial se expandiu por todo o mundo, e tem sido usado para fins políticos, como uma arma”, ele explicou. “Foi o que fizeram com Lula. Colocaram-no na cadeia, ele foi libertado e ganhou a p*rra das eleições. É uma história boa, mas as pessoas não conhecem, exceto no Brasil”, acrescentou.
A filmagem do documentário durou meses e incluiu viagens de Stone com Lula.
A obra ainda não tem título definido e previsão de estreia. Além de Lula, o cineasta americano já fez documentários sobre Hugo Chávez e Fidel Castro.