Richard Lewis, de “Curb Your Enthusiasm”, morre de ataque cardíaco

Ator de 76 anos revelou no ano passado que sofria do mal de Parkinson. 12ª temporada da série da HBO foi seu último trabalho

X/Richard Lewis

O ator e comediante Richard Lewis, conhecido pela série “Curb Your Enthusiasm” (ou “Segura a Onda” na TV aberta), morreu nesta quarta-feira (28/2) em sua casa em Los Angeles, após sofrer um ataque cardíaco aos 76 anos.

Lewis revelou que sofria do mal de Parkinson em abril do ano passado, anunciando sua aposentadoria da atuação. Seu último trabalho foi a 12ª temporada da série criada e estrelada por Larry David, gravada no ano passado, mas ainda em exibição na HBO e na plataforma Max.

Em “Curb Your Enthusiasm”, Lewis interpretava uma versão exagerada de si mesmo. Antes disso, ele só teve um papel fixo na TV, como protagonista da série “Anything But Love”, em que fez par romântico com Jaime Lee Curtis (“Halloween”) de 1989 a 1992.

Apesar da ausência de protagonismo, ele apareceu como convidado em episódios de várias séries populares, além de ter feito alguns filmes, a maioria comédias. Ele estreou nas telas em 1979, em “Diary of a Young Comic”, que lhe abriu as portas para estrelar diversos especiais de comédia.

Lewis também participou dos filmes “Chutando o Pau da Barraca” (1988), “Era uma Vez um Crime” (1992), “A Louca! Louca História de Robin Hood” (1993), “Dois Contra o Oeste” (1994) e “Um Amor a Cada Esquina” (2014), em que trabalhou com cineastas lendários, de Mel Brooks a Peter Bogdanovich. Entretanto, preferiu se especializar em shows de stand-up, que transformou numa carreira lucrativa.

Ele deixa a mulher, Joyce Lapinsky, que produziu um documentário sobre sua carreira, “House of a Lifetime: Richard Lewis”.