Luiza Sonsa, Marina Ruy Barbosa e outras celebridades sofrem ataque hacker

Artistas, times de futebol e o grupo Jovem Pan são alvos de invasão digital durante a noite de sexta e a manhã deste sábado

Divulgação/Globo

Na noite de sexta (9/2) e na manhã de sábado (10/2), um hacker conhecido como @zestyx86 realizou uma série de invasões em contas de celebridades nas redes sociais X (antigo Twitter) e Instagram, afetando nomes como Marina Ruy Barbosa, Luísa Sonza, Xamã, Preta Gil e muitos outros. A invasão incluiu postagens indevidas e a divulgação de uma foto do ator de filmes adultos Kid Bengala, gerando uma rápida mobilização para remover o conteúdo.

O grupo Jovem Pan e seus canais, como Jovem Pan Esporte e News, além do Programa Pânico, também foram atacados, mas as postagens foram prontamente excluídas. A invasão se estendeu a contas de times de futebol como Sport e Cruzeiro.

O hacker justificou suas ações em sua página, alegando desejar expor as falhas de segurança das plataformas: “Dezenas de contas gigantes foram hackeadas hoje, provando que nenhuma rede social está realmente segura. Sempre existe uma brecha”.

Reações dos afetados

Marina Ruy Barbosa expressou sua preocupação e fez um apelo ao hacker: “Não sei o que você queria, nem como entrou na minha conta. Querido hacker, se você ainda tem acesso à minha conta, por favor, me deixe em paz. Estamos na reta final de gravação e o carnaval está chegando. Tenho tantas coisas para fazer. Me deixe curtir meu carnaval em paz”.

Luísa Sonza, após recuperar o acesso às suas contas, comunicou aos seguidores: “Oi, gente! Acabei de chegar da gravação e descobri que fui hackeada. Tanto no Instagram quanto no Twitter, conseguiram entrar na minha conta. Eu não sei como, mas de alguma forma eu não fui deslogada, então eu consegui apagar as postagens e estou tentando entender com o pessoal do Insta e do Twitter como entraram nas minhas contas. Mas, a princípio, está tudo sob controle”.

Orientações de segurança

As celebridades afetadas e seus seguidores são incentivados a reforçar as medidas de segurança de suas contas, utilizando autenticação de dois fatores e alterando regularmente as senhas para evitar invasões futuras.