Giovanna Ewbank diz que Davi Brito é vítima de racismo no “BBB 24”

Artista usa suas redes para comentar a situação do participante e denuncia perseguição e preconceito no reality show da Globo

Instagram/Giovanna Ewbank

A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank manifestou sua preocupação e descontentamento com a perseguição sofrida por Davi Brito no “BBB 24”. Em um post no Instagram, feito numa pausa do carnaval em Salvador, a artista relatou sua angústia com a quase desistência do motorista de aplicativo do programa e apontou que ele sofre racismo sem manifestação da produção. “Muito angustiada, muito chateada, porque esse é o retrato do que acontece”, disse Giovanna.

“Você vê um cara que é feliz, um cara que acredita nos seus sonhos, um cara que corre atrás dos seus sonhos, um cara que falou várias vezes ali dentro: ‘Eu vou vencer, eu trouxe alegria, eu sou feliz’. E que você vê agora quase desistindo do jogo por não estar aguentando a pressão, por não estar aguentando o massacre que estão fazendo com ele”, relatou a atriz.

Reflexão sobre o jogo e a vida real

A artista fez uma analogia entre o jogo e situações cotidianas enfrentadas por pessoas negras na sociedade. “Mas esse é o jogo da vida também”, afirmou, criticando a normalização do preconceito e do racismo em diferentes ambientes, como escolas, locais de trabalho e espaços públicos. Giovanna destacou a importância de reconhecer essas dinâmicas dentro do reality show como um espelho das adversidades vividas diariamente por muitos.

“Quantas vezes a gente não viu uma criança preta, uma pessoa preta, se sentindo mal no ambiente onde ela está? Isso acontece em escolas, isso acontece em ambientes de trabalho, isso acontece nas ruas, isso acontece em todos os lugares o tempo todo. Então, a gente está vendo um retrato da vida ali dentro”, enfatizou.

Crítica às atitudes no confinamento

Emocionada, ela ainda mencionou a incompreensão de Davi diante da rejeição que enfrenta no programa, questionando as razões pelas quais é alvo de ataques. “E o Davi não está entendendo nem por que está acontecendo tudo isso com ele. ‘Por que está acontecendo tudo isso comigo? Porque eu dou risada alto, porque eu tiro satisfação quando algo não está certo, não me agrada, porque eu não baixo a cabeça para as outras pessoas, as pessoas brancas principalmente? Por que isso está acontecendo?’ E ele realmente não consegue entender”, pontuou Giovanna.

Sem citar nomes, ela condenou a postura de algumas participantes famosas, como Wanessa Camargo e Yasmin Brunet, que têm se fixado negativamente em Davi. A atriz denunciou ainda a tentativa dessas pessoas de isolar Davi, retirando-lhe o suporte emocional e intensificando a pressão psicológica sobre ele. “Agora estão cercando os próximos a ele: ‘Se você estender a mão para ele, quem vai estar na reta é você’. Então, eles estão tentando não só destruir esse cara, como estão tentando destruir o apoio emocional do cara. E isso é o que acontece aqui fora com tantas pessoas, sabe?”, apontou.

Racismo estrutural

Giovanna Ewbank encerrou seu desabafo ressaltando que a perseguição vivida por Davi Brito no BBB 24 é uma manifestação de racismo. “O racismo está nos pequenos gestos”, enfatizou, apontando para a sutileza com que o preconceito se manifesta e afeta o dia a dia das pessoas negras.

“Não é só xingar o cara preto, não é só isso. O racismo está nas entrelinhas, está no olhar, está no desprezo, no olhar de reprovação. O racismo está nessa coisa de querer cercar o cara para o cara desistir. E é muito triste a gente poder assistir isso aqui de fora e não poder fazer nada”, declarou.

A atriz concluiu expressando seu desejo de que Davi não desista do programa e destacando o amor e o apoio que ele tem recebido fora da casa, especialmente em Salvador, onde ela percebeu uma grande torcida a favor dele.

Ela foi a segunda famosa a denunciar racismo no “BBB 24” neste domingo. Vencedora do “BBB 18”, Gleici Damasceno também identificou fundo racial nas ações contra Davi no programa.