Foto oficial de Fernanda Montenegro em “Vitória” gera polêmica nas redes sociais

História real foi vivida por mulher negra, mas identidade verdadeira só foi revelada após a morte do diretor Breno Silveira, que sofreu ataque cardíaco durante filmagens

Divulgação/Conspiração Filmes

A Conspiração Filmes divulgou uma foto oficial e a data de estreia de “Vitória”, novo filme estrelado por Fernanda Montenegro. Só que a escalação da atriz para o papel-título, inspirado numa pessoa real, causou polêmica nas redes sociais. Isto porque a Vitória da história real era uma mulher negra.

O longa-metragem resgata a história real de Dona Vitória da Paz, uma senhora de 80 anos que, em 2005, filmou da janela de seu apartamento o tráfico de drogas em Copacabana, no Rio de Janeiro, e denunciou à polícia.

Repercussão nas redes sociais

A escalação da imortal Fernanda Montenegro, hoje aos 94 anos, foi recebida com ressalvas. “Acho que ela é gigante, mas é necessário a gente comentar que a Dona Vitória era uma mulher negra. Ela vivia em anonimato e seu rosto só foi revelado após a sua morte, quando o filme já estava em andamento, mas espero que se tenha uma menção na obra”, apontou uma internauta.

“Acho Fernanda Montenegro grandiosa, porém porque não por uma atriz negra interpretando a história de uma pessoa negra?”, indagou outro. Internautas também lembraram que Zezé Motta poderia fazer o papel.

A verdadeira Vitória

A história de Dona Vitória foi revelada em reportagem do jornal Extra em 2005 e também rendeu o livro “Dona Vitória da Paz”, de Fábio Gusmão, que serviu de base para o filme. Aflita com a violência no bairro, ela muitas denúncias, mas nada foi feito. Então, decidiu documentar o que acontecia ali com uma câmera. A ação da senhorinha levou cerca de 30 pessoas à prisão, incluindo traficantes e policiais corruptos envolvidos no esquema.

Pela denúncia, Dona Vitória entrou no Programa de Proteção à Testemunha e viveu “escondida” por 17 anos. Seu nome verdadeiro, Joana Zeferino da Paz, e sua identidade só foram revelados após a sua morte, aos 97 anos, em fevereiro de 2023, em Salvador, na Bahia.

Tragédia nos bastidores

A produção de “Vitória” também tem outra peculiaridade. O filme foi o último iniciado por Breno Silveira (“2 Filhos de Francisco”), que morreu em maio de 2022, de ataque cardíaco fulminante durante as filmagens. Na época, a identidade real de Dona Vitória ainda era desconhecida, possibilitando aos produtores a imaginarem branca.

Amigo do cineasta e genro de Fernanda Montenegro, o diretor Andrucha Waddington assumiu o projeto para completá-lo. O roteiro é de Paula Fiuza (“Sobral: O Homem Que Não Tinha Preço”) e a produção é da Conspiração Filmes e do Globoplay, com distribuição da Sony Pictures.

“Vitória” chega aos cinemas em 15 de agosto.