A produção do “BBB 24” abandonou o reality show durante o carnaval. Não fez a tradicional festa do sábado (10/2), criou uma dinâmica deixa-tudo-pro-líder no Paredão de domingo passado (11/2), com número menor de emparedados, e agora cancelou o Sincerão desta segunda-feira (12/2).
Criticado por ocupar o lugar do Jogo da Discórdia e diminuir o potencial de conflito da casa, o Sincerão é uma atividade que permite aos participantes do “BBB 24” debaterem os acontecimentos da semana e as atitudes dos outros brothers. A dinâmica costuma ocorrer apenas com os emparedados, o líder e o anjo da semana, um dia antes da eliminação.
A desculpa oficial para o cancelamento do bate-boca esperado pelo público é a falta de tempo, devido ao começo da transmissão dos desfiles. Só que o “BBB 24” vai iniciar por volta das 21h05 e terá 45 minutos de duração. Ou seja, não será uma edição encurtada. Em vez da dinâmica ao vivo, imagina-se que entrem no ar vários VTs finalizados com antecedência, evitando interações ao vivo.
O detalhe: Boninho, chefão do “BBB”, acumulou funções no período para cuidar também do carnaval, numa experiência que não foi aprovada pela imprensa especializada. Até então sob responsabilidade do Jornalismo da Globo, a cobertura deste ano passou para o setor do Entretenimento do Big Boss.
Consequências do descaso
Antigamente, a Globo usava um bordão famoso para caracterizar seu trabalho no período: “Programação normal e o melhor do Carnaval”. Mas a programação do “BBB” nesses dias está sendo tudo, menos normal.
Graças ao pouco empenho, o reality vai perder um integrante que movimentava o jogo, Marcus Vinicius, por cair numa berlinda forte com Davi Brito e Isabelle Nogueira. A situação é consequência direta da falta de vontade da produção em lidar com um paredão que levasse mais tempo para ser formado – a impressão é que diminuiu até o número de emparedados para encurtar suas defesas. E com um agravante: ele será eliminado sem poder dizer nada no Sincerão.
O BBB sofre o pior da programação no ritmo do carnaval.