Trailer impactante apresenta filme do diretor de “Jurassic World” sobre sobreviventes dos Andes

A Netflix divulgou um novo pôster e o trailer de “A Sociedade da Neve”, filme do cineasta espanhol J.A. Bayona (de “O Impossível” e “Jurassic World: Reino Ameaçado”) sobre um dos acontecimentos […]

Divulgação/Netflix

A Netflix divulgou um novo pôster e o trailer de “A Sociedade da Neve”, filme do cineasta espanhol J.A. Bayona (de “O Impossível” e “Jurassic World: Reino Ameaçado”) sobre um dos acontecimentos mais lembrados do século 20. Trata-se da história real de desastre e canibalismo de uma equipe de rúgbi uruguaia, que ficou isolada nas cordilheiras dos Andes, após sofrer um acidente de avião em 1972. Apenas 16 dos 45 passageiros foram resgatados com vida, e somente porque recorreram a medidas extremas para sobreviver por vários meses num dos locais mais ermos e gelados do mundo.

A prévia impactante dá uma mostra da dificuldade extrema enfrentada pelos sobreviventes dos Andes, como o frio intenso e a falta de comida.

Baseado no livro “La Sociedad de la Nieve”, de Pablo Vierci, o filme tem roteiro do próprio Beyona em parceria com Bernat Vilaplana (editor de “Jurassic World: Reino Ameaçado”), Jaime Marques e Nicolás Casariego (ambos de “Intrusos”). As filmagens usaram locações reais em vários locais da Cordilheira dos Andes, tanto no Chile quanto na Argentina, incluindo o Valle de las Lágrimas, local onde ocorreu o verdadeiro acidente.

O elenco inclui Rafael Federman (“Vermelho Sol”), Enzo Vogrincic Roldán (“Iosi, O Espião Arrependido”), Matías Recalt (“Planners”), Agustín Pardella (“Histórias de Verão”), Diego Ariel Vegezzi (“Maria e o Homem-Aranha”), Esteban Kukuriczka (“Causalidade”), Simón Hempe (“Entre Laços”), Fernando Contigiani García (“Argentina, 1985”) e outros astros latino-americanos.

Vale lembrar que essa tragédia já foi filmada anteriormente numa produção mexicana dos anos 1970 e no drama hollywoodiano “Vivos”, de 1993. Além disso, os fatos reais servem de clara inspiração para a série “Yellowjackets”, atual sucesso da Paramount+.

“A Sociedade da Neve” teve première mundial no Festival de Veneza, em setembro passado, quando impressionou a crítica e atingiu 95% de aprovação na média do site Rotten Tomatoes. Desde então, tornou-se o filme escolhido pela Espanha para tentar uma vaga na disputa de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024.

O filme terá lançamento limitado nos cinemas durante o mês de dezembro, antes de chegar em streaming no dia 4 de janeiro.