Em um episódio recente do podcast “SmartLess”, o diretor Taika Waititi chutou o balde, fazendo uma revelação surpreendente sobre sua entrada no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Apesar de hoje ser reconhecido por sua direção em “Thor: Ragnarok” (2017) e “Thor: Amor e Trovãor” (2022), ele confessou que sua decisão inicial de se juntar à Marvel foi motivada apenas por razões financeiras. “Você sabe, eu não tinha interesse em fazer um desses filmes”, disse Waititi. Ele destacou que a necessidade de prover para sua recém-ampliada família foi um fator decisivo. “Eu estava pobre e tinha acabado de ter meu segundo filho, e pensei, ‘Sabe de uma coisa, isso seria uma ótima oportunidade para alimentar essas crianças'”, explicou.
Além de compartilhar sua relutância inicial, o cineasta neozelandês também disse que não gostava de “Thor” antes de assumir o projeto. “Vamos encarar – era provavelmente a franquia menos popular”, observou ele. Waititi admitiu que nunca foi um leitor ávido dos quadrinhos de “Thor” na infância, chegando a expressar desdém inicial pelo personagem. “Eu nunca li quadrinhos do ‘Thor’ quando era criança. Esse era o gibi que eu pegava e pensava ‘Aff’. E então eu fiz alguma pesquisa sobre isso, e li um gibi do ‘Thor’ ou 18 páginas, ou o quanto eles duram. Eu ainda estava perplexo com esse personagem.”
Ele até brincou sobre as baixas expectativas da Marvel ao contratá-lo: “Eu acho que eles não tinham mais para onde ir. Bem, eles me chamaram, isso é realmente o fundo do poço.”
Apesar das dúvidas iniciais, “Thor: Ragnarok” alcançou aclamação crítica (93% de aprovação no Rotten Tomatoes) e sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 853 milhões globalmente. Já “Amor e Trovão” não teve um desempenho forte, com US$ 760 milhões, e dividiu opiniões (63% no Rotten Tomatoes).
Recentemente, Waititi informou que provavelmente não retornará para dirigir outro filme de “Thor”, devido a compromissos assumidos para os próximos seis anos. “Eu sei que não estarei envolvido”, disse ele sobre as funções de direção em “Thor 5”. “Vou me concentrar nesses outros filmes que fechei… Mas eu amo a Marvel, amo trabalhar com eles. Eu amo Chris [Hemsworth]”, disse ao Business Insider.