Roteirista de “O Justiceiro” assume a nova série do Demolidor

O Marvel Studios definiu o novo showrunner da série do Demolidor, após paralisar as gravações e dispensar toda a equipe. O escolhido foi Dario Scardapane, que escreveu e produziu a série “O […]

Divulgação/Marvel

O Marvel Studios definiu o novo showrunner da série do Demolidor, após paralisar as gravações e dispensar toda a equipe. O escolhido foi Dario Scardapane, que escreveu e produziu a série “O Justiceiro” na Netflix. Por coincidência, o projeto original da nova atração, intitulada em inglês “Daredevil: Born Again”, previa em seus capítulos a participação do Justiceiro, interpretado por Jon Bernthal.

Além de um novo showrunner para o lugar de Chris Ord (“The Brave”) e Matt Corman (“Inimigo Interno”), o estúdio também trouxe à bordo os diretores Justin Benson e Aaron Moorhead, que trabalharam em “Cavaleiro da Lua” e na 2ª temporada de “Loki”. Eles serão responsáveis pela direção do restante da 1ª temporada de “Daredevil: Born Again”. A Marvel dispensou os diretores anteriormente contratados após a paralisação da produção devido às greves de Hollywood. Trechos já filmados serão incorporados na série, que, entretanto, não deve aproveitar nenhum episódio integral, pois a ideia de estabelecer uma nova direção criativa foi instaurada justamente para seguir outro rumo, distanciando-se do trabalho que estava sendo feito.

 

Detalhes da Produção

Originalmente, o chefão do Marvel Studios, Kevin Feige, anunciou que “Born Again” teria 18 episódios, mas com as mudanças não está mais claro qual será o tamanho da temporada.

Apesar do histórico de Scardapane com “O Justiceiro” – que nasceu como derivada da série “Demodlidor” da Netflix – , a nova série não será uma continuação dos eventos vistos na plataforma concorrente da Disney+. Mesmo assim, Charlie Cox e Vincent D’Onofrio retomarão seus papéis como o advogado Matt Murdock (o Demolidor) e o vilão Wilson Fisk (o Rei do Crime), respectivamente. Jon Bernthal também tinha sido confirmado na versão anterior da série, como Justiceiro.

O currículo de Scardapane inclui ainda as séries “Trauma” e “State of Affairs” da NBC e “Jack Ryan” da Prime Video. Já Benson e Moorhead dirigiram “Primavera”, “O Culto” e “Synchronic” antes de se juntarem ao universo Marvel.

 

Contexto da reformulação

A decisão de reformular a série do Demolidor é o mais recente desafio que o Marvel Studios enfrenta desde que começou a produzir conteúdo televisivo. A empresa, que dominou a indústria cinematográfica na década de 2010, já lançou mais de 50 horas de programação televisiva desde a estreia do premiado “WandaVision” em janeiro de 2021. “Estamos tentando unir a cultura da Marvel com a cultura televisiva tradicional”, disse Brad Winderbaum, chefe de streaming, televisão e animação da Marvel, ao site The Hollywood Reporter.

A Marvel optou por um modelo não convencional de produção, evitando pilotos e investindo mais de US$ 150 milhões em temporadas inteiras. A empresa também não contratou showrunners, dependendo em vez disso de executivos de cinema para administrar suas séries. Tudo isso acreditando que poderia resolver qualquer problema com refilmagens e edição, como faz com seus filmes. Só que TV funciona de forma diferente. O resultado rendeu séries consagradas pela crítica, mas também decepções.

Um detalhe que chamou atenção é que Scardapane foi contratado como showrunner, não como roteirista principal como até então era costume na Marvel.

Isto acontece num momento em que o estúdio planeja investir em mais séries com múltiplas temporadas – como “Loki”, que retornou com sua 2ª temporada em 5 de outubro. A intenção é se afastar do formato de minisséries que definiu as primeiras produções do estúdio. A Marvel quer criar programas que durem várias temporadas, permitindo que os personagens tenham tempo para desenvolver relações mais profundas com o público, em vez de servirem apenas como preparação para grandes eventos de crossover.