Marvel demite equipe de “Demolidor” e vai reescrever toda a série

O Marvel Studios demitiu toda a equipe de produção da série “Daredevil: Born Again”, do herói Demolidor. A série teve seus trabalhos interrompidos em meados de junho, durante a greve dos roteiristas, […]

Divulgação/Marvel

O Marvel Studios demitiu toda a equipe de produção da série “Daredevil: Born Again”, do herói Demolidor. A série teve seus trabalhos interrompidos em meados de junho, durante a greve dos roteiristas, quando tinha pronto menos da metade dos 18 episódios planejados, e a pausa permitiu que executivos da Marvel, incluindo o chefe Kevin Feige, avaliassem o material e decidissem por uma reformulação criativa significativa. Assim, os roteiristas principais Chris Ord (“The Brave”) e Matt Corman (“Inimigo Interno”) foram demitidos, bem como os diretores do restante da temporada.

Muitos fãs vinham criticando a abordagem escolhida para a série, que seria um drama legal em que Matt Murdock (Charlie Cox) apareceria mais no tribunal do que lutando contra vilões como o Demolidor. Segundo apurou o site The Hollywood Reporter, a Marvel também não teria gostado de como a série tinha se diferenciado de sua versão anterior, exibida pela Netflix e conhecida por ser sombria e violenta. Os roteiristas chegaram até a ignorar personagens importantes da versão da Netflix, como Karen Page (vivida por Deborah Ann Moll) e Foggy Nelson (Elden Hanson), apesar deles terem se tornado sócios de Matt Murdock no final daquela produção.

A ideia é aproveitar parte das cenas já gravadas e inserir novas tramas paralelas com mais ação – originalmente, Murdock só vestia o uniforme do Demolidor no quarto episódio.

 

Contexto da reformulação

A decisão de reformular a série do Demolidor é o mais recente desafio que o Marvel Studios enfrenta desde que começou a produzir conteúdo televisivo. A empresa, que dominou a indústria cinematográfica na década de 2010, já lançou mais de 50 horas de programação televisiva desde a estreia do premiado “WandaVision” em janeiro de 2021. “Estamos tentando unir a cultura da Marvel com a cultura televisiva tradicional”, disse Brad Winderbaum, chefe de streaming, televisão e animação da Marvel, ao site The Hollywood Reporter.

A Marvel optou por um modelo não convencional de produção, evitando pilotos e investindo mais de US$ 150 milhões em temporadas inteiras. A empresa também não contratou showrunners, dependendo em vez disso de executivos de cinema para administrar suas séries. Tudo isso acreditando que poderia resolver qualquer problema com refilmagens e edição, como faz com seus filmes. Só que TV funciona de forma diferente. O resultado rendeu séries consagradas pela crítica, mas também decepções.

“A TV é um meio orientado para o roteirista, mas a Marvel é um meio orientado para a Marvel”, disse uma fonte familiarizada com o processo da Marvel ao THR.

 

Mudanças em outras produções

“Daredevil: Born Again” não é a primeira série da Marvel a sofrer mudanças significativas nos bastidores. “Cavaleiro da Lua”, estrelado por Oscar Isaac, viu o criador e roteirista Jeremy Slater ser dispensado e o diretor Mohamed Diab assumir sua produção. Em “Mulher-Hulk: Defensora de Heróis”, a roteirista Jessica Gao foi afastada quando a diretora Kat Coiro entrou, mas depois retornou para supervisionar a pós-produção.

A série “Invasão Secreta”, protagonizada por Samuel L. Jackson, também enfrentou problemas. Kyle Bradstreet (“Mr. Robot”), roteirista e produtor executivo, foi demitido após um ano trabalhando nos roteiros e substituído por Brian Tucker, que escreveu o thriller “Broken City”, como novo roteirista principal. A atração se tornou a pior avaliada do estúdio.

 

Novas diretrizes

Diante das recentes experiências negativas, a Marvel decidiu fazer mudanças concretas em sua abordagem para a produção de TV. A empresa agora planeja contratar showrunners e executivos dedicados exclusivamente a esse meio. “Precisamos de executivos dedicados a esse meio, que vão se concentrar no streaming, se concentrar na televisão”, disse Winderbaum ao THR.

A Marvel também está revisando seu processo de desenvolvimento. Os showrunners escreverão pilotos e bíblias de séries, em vez de ir escrevendo conforme a produção avança.

Além disso, assim como “Loki”, que retornou em 5 de outubro, o estúdio planeja investir em mais séries com múltiplas temporadas. A intenção é se afastar do formato de minisséries que até agora definiu as produções do estúdio. A Marvel quer criar programas que durem várias temporadas, permitindo que os personagens tenham tempo para desenvolver relações mais profundas com o público, em vez de servirem apenas como preparação para grandes eventos de crossover.