Pesquisa revela que filmes estão cada vez mais longos

A chegada de “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (19/10) reacende a discussão sobre a duração cada vez maior dos filmes. O lançamento dirigido […]

Divulgação/20th Century Studios

A chegada de “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (19/10) reacende a discussão sobre a duração cada vez maior dos filmes. O lançamento dirigido por Martin Scorsese tem nada menos que 3h26 de duração. O fenômeno não é isolado: “Oppenheimer” também se destacou recentemente com 3h de duração, sendo aclamado pelo público e crítica.

Um levantamento realizado pela revista britânica The Economist aponta para a consolidação dessa tendência. A pesquisa, que analisou cerca de 100 mil filmes lançados entre 1930 e 2022, revela um aumento considerável na duração dos longas. Nos anos 1930, a média era de 1h21, enquanto em 2022, alcançou 1h47. A variação é ainda mais notável nos blockbusters, que apresentaram uma média de 2h30 em 2022, marcando um aumento de até 50% em relação aos filmes mais assistidos da década de 1930.

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Do Oscar aos blockbusters

As reverberações dessa expansão temporal foram sentidas até na corrida ao Oscar 2023, onde os 10 indicados à estatueta de melhor longa tiveram uma duração média de 145 minutos, a maior registrada neste século na principal categoria da premiação. O cenário é bem diferente de 2011, quando a média de duração dos filmes indicados era de 116 minutos.

A tendência também é observada fora do circuito de premiações, com longas de sucesso e alta bilheteria adotando durações estendidas. Entre os 10 filmes mais assistidos no último ano, apenas dois tinham menos de 2 horas de duração.

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Culpa de James Cameron?

O sucesso dos blockbusters do cineasta James Cameron, “Titanic” (3h14) e “Avatar” (2h42), é apontado como impulsionador da tendência. O próprio diretor defende a ideia de que a extensão de um filme não interfere em seu sucesso comercial. Segundo Cameron, um filme com mais de 3 horas, como “Titanic” e “Avatar: O Caminho da Água”, pode atrair o público aos cinemas várias vezes, desmitificando a ideia de que filmes longos podem resultar em menos sessões diárias e, consequentemente, menor rentabilidade.

A indústria cinematográfica parece estar em um momento de reavaliação sobre como o tempo de duração influencia a projeção e a recepção do público, tornando a experiência cinematográfica uma jornada mais longa, tanto para os cineastas quanto para a audiência.