Disney revela primeira foto de “Branca de Neve” e cria polêmica

A Disney revelou a primeira imagem oficial de “Branca de Neve”, protagonizada por Rachel Zegler (“Amor, Sublime Amor”), e deu início a uma polêmica. A foto traz a Branca de Neve latina, […]

Divulgação/Disney

A Disney revelou a primeira imagem oficial de “Branca de Neve”, protagonizada por Rachel Zegler (“Amor, Sublime Amor”), e deu início a uma polêmica. A foto traz a Branca de Neve latina, interpretada por Zegler, ao lado de sete anões criados digitalmente, o que gerou discussões em torno da representação dos anões no filme, um debate que traz ao centro Peter Dinklage, ator conhecido por seu papel em “Game of Thrones”.

As críticas ganharam força no X (ex-Twitter), onde usuários lamentaram a decisão da Disney de criar personagens em CGI, em vez de contratar atores reais com nanismo. A controvérsia se volta contra as palavras de Dinklage, que em janeiro de 2022, em participação no podcast WTF, mostrou-se crítico à representação de um filme com “anões”. “Dê um passo atrás e olhe para o que você está fazendo. Não faz sentido para mim. Você é progressista de uma maneira, mas ainda está fazendo uma história atrasada sobre sete anões que vivem juntos em uma caverna? O que você está fazendo, cara? Será que eu não fiz nada para gerar um avanço com meu trabalho? Talvez eu não seja barulhento o suficiente”, manifestou.

Diante da polêmica, a Disney afirmou que adotaria uma abordagem diferente em relação aos personagens dos anões, consultando pessoas com nanismo para evitar reforçar estereótipos. Mas ao final optou por criar os personagens por computação gráfica.

 

Repercussão

As declarações de Dinklage e o opção da Disney geraram reações variadas, com muitos acusando o ator de impedir oportunidades de trabalho para artistas com nanismo. Dylan Postl,que atuou em “Os Muppets”, comentou ao Daily Mail: “Peter Dinklage é provavelmente o maior ator anão de todos os tempos, mas isso não o torna o rei anão”.

“Me embrulha o estômago pensar que existem sete oportunidades de ouro para pessoas como nós, que não conseguem papéis normais, e agora elas se foram por causa desse cara”, disparou Jeff Brooks (do programa infantil “The Barney Show”), também falando ao Daily Mail.

A versão live-action do desenho clássico “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937) tem direção de Marc Webb (“O Espetacular Homem-Aranha”) e roteiro assinado por Greta Gerwig (“Barbie”) e Erin Cressida Wilson (“Secretária”). O elenco também destaca Gal Gadot (“Mulher-Maravilha”) como a Rainha Má.

A estreia está marcada para 20 de março de 2025 no Brasil, sofrendo adiamento devido às greves de Hollywood.