Russell Brand se defende de acusações de abuso sexual com teoria de conspiração

O comediante e ativista de direita Russell Brand rompeu o silêncio em um vídeo após ser acusado de estupro e violência sexual. No vídeo publicado em suas redes sociais, Brand ignorou as […]

Instagram/Russell Brand

O comediante e ativista de direita Russell Brand rompeu o silêncio em um vídeo após ser acusado de estupro e violência sexual. No vídeo publicado em suas redes sociais, Brand ignorou as acusações, preferindo em vez disto apostar em teoria de conspiração, criticando conglomerados de tecnologia por tentarem silenciá-lo. Ele se considera mídia independente.

“Obviamente, essa não tem sido a melhor das semanas”, afirmou Brand. Desde que as acusações vieram à tona, seu canal no YouTube foi desmonetizado e programas exibidos pela BBC e Channel 4 foram retirados das respectivas plataformas. A nova turnê de comédia do artista também foi cancelada.

No vídeo, Brand descreveu a semana como “extraordinária e angustiante” e agradeceu aos fãs pelo “apoio e por questionarem as informações que lhes foram apresentadas”.

 

Acusação e conspiração

Ele foi acusado por quatro mulheres de alegações que variam de estupro a assédio sexual, em uma investigação conjunta de quase cinco anos realizada pelos jornais The Times e Sunday Times e a emissora Channel 4.

Brand descreveu os jornais e a TV como “essas organizações”, que em sua visão colaboram “na construção de narrativas”. Ele prometeu novos vídeos em que continuará ignorando as acusações para explorar temas que seu público de extrema direita adora, como “o estado profundo, o complexo industrial-militar, grandes farmacêuticas, corrupção e censura na mídia”.

Anteriormente, o ator negou qualquer ato criminoso e afirmou que todos os seus relacionamentos foram consensuais. Entre as acusadoras, há uma jovem que diz que, quando tinha 16 anos, o ator enviava um carro para buscá-la na escola e levá-la até sua casa para sexo. Em outro caso, uma mulher o acusou de tê-la estuprado em sua casa em Los Angeles.

As mulheres expuseram estupro, abusos e assédios do ator entre 2006 e 2013, época em que o ator se tornou conhecido por filmes de Hollywood, como “Ressaca de Amor”, “Arthur, o Milionário Irresistível” e “Rock of Ages: O Filme”, e por ter se casado com a cantora americana Katy Perry por apenas 14 meses.

 

Nova denúncia

Após a repercussão das denúncias, a polícia de Londres revelou ter recebido uma nova denúncia de agressão sexual de uma quinta mulher.

Veja abaixo os vídeos do ator e da investigação divulgada pelo grupo jornalístico Times.