Russell Brand é acusado de assédio e estupro pela imprensa britânica

Russell Brand, que foi um ator britânico famoso na década passada, ex-marido de Katy Perry e hoje é uma espécie de guru da direita na internet, divulgador de ioga, meditação, teorias de […]

Instagram/Russell Brand

Russell Brand, que foi um ator britânico famoso na década passada, ex-marido de Katy Perry e hoje é uma espécie de guru da direita na internet, divulgador de ioga, meditação, teorias de conspiração e ataques à imprensa, virou alvo de uma investigação conjunta realizada pela empresa jornalística Times e a emissora Channel 4. Reportagens publicadas neste sábado (16/8) o acusam de estupro, assédio sexual e abuso emocional ao longo de um período de sete anos.

De acordo com as denúncias, Brand teria iniciado um relacionamento com uma estudante de 16 anos. Em outro caso, uma mulher o acusou de tê-la estuprado em sua casa em Los Angeles. Uma terceira mulher afirmou que Brand a assediou sexualmente enquanto ela trabalhava com ele na mesma cidade. As reportagens ainda indicam que várias outras pessoas acusaram Brand de abuso físico e emocional, assédio sexual e intimidação.

 

Defesa de Russell Brand

Ao ser procurado pelos veículos na sexta (15/9) para comentar as acusações, Brand se antecipou e publicou um vídeo no Instagram, anunciando que viriam “acusações criminais muito graves” que ele negava totalmente.

“As relações que tive foram absolutamente sempre consensuais”, declarou Brand. “Sempre fui transparente sobre isso, quase excessivamente transparente. E estou sendo transparente sobre isso agora”. O ator argumenta que a franqueza com que sempre tratou sua vida, especialmente sua juventude promíscua, está sendo “metastatizada em algo criminoso” e, fiel a seu estilo de propagador de conspirações, sugere que existe uma “agenda séria e concentrada” para silenciá-lo.

“Para mim, é claro, ou pelo menos sinto, que existe uma agenda séria e concentrada para controlar esses tipos de espaços e essas vozes”, disse, citando Joe Rogan, que também teria sido alvo de um ataque supostamente coordenado por conta de seu conteúdo ofensivo no Spotify.

Nos comentários, seus seguidores reafirmaram que não só duvidam das reportagens como “ninguém acredita na imprensa”. Para completar, Elon Musk defendeu Brand, dizendo que a imprensa “não gosta de competição”.