Russell Brand é dispensado por agência de talentos após denúncias de abuso sexual

A agência de talentos Tavistock Wood encerrou sua parceria com o comediante britânico Russell Brand após as acusações de estupro e abuso sexual publicadas pelos jornais The Times of London e Sunday […]

Instagram/Russell Brand

A agência de talentos Tavistock Wood encerrou sua parceria com o comediante britânico Russell Brand após as acusações de estupro e abuso sexual publicadas pelos jornais The Times of London e Sunday Times neste sábado (16/9). O artista, que nega veementemente as alegações, enfrenta denúncias de quatro mulheres, uma delas com 16 anos na época do alegado estupro.

As acusações contra Brand vieram à tona no contexto de uma investigação jornalística conduzida pelos jornais britânicos e a emissora Channel 4. Segundo a reportagem, Tavistock Wood, que também representa artistas como Lily James e Dominic West, já havia sido informada sobre alegações contra Brand em 2020, mas ignorou.

 

Acusações foram ignoradas

A menor de idade, identificada pelo pseudônimo de Alice nas reportagens, contou que havia entrado em contato com Angharad Wood, co-fundadora da Tavistock Wood, em 2020, para denunciar Brand. Esperando um pedido de desculpas que nunca foi feito, ela recebeu como resposta uma mensagem “agressiva” de um advogado representando Brand.

Agora que a denúncia explodiu na mídia, o tom mudou.

Em comunicado, Tavistock Wood declarou: “Russell Brand negou categoricamente e veementemente a alegação feita em 2020, mas agora acreditamos que fomos horrivelmente enganados por ele. A TW encerrou todos os laços profissionais com Brand.”

Alice relatou que Brand a chamava de “criança” e chegou a enviar um carro à sua escola para levá-la a sua casa, onde forçou sexo oral contra sua vontade. Ele foi uma das quatro mulheres que acusaram Brand de agressões sexuais ocorridas entre 2006 e 2013, período em que ele trabalhou como apresentador na BBC Radio 2, Channel 4 e se tornou um ator em Hollywood.

 

De Hollywood para a direita

Entre 2008 e 2013, o comediante britânico fez muito sucesso em filmes como “Ressaca de Amor”, “Arthur, o Milionário Irresistível” e “Rock of Ages: O Filme”, e chegou a se casar com a cantora americana Katy Perry. O casamento durou apenas 14 meses.

Hoje em dia, porém, ele virou uma espécie de guru da direita na internet, divulgador de ioga, meditação, teorias de conspiração e ataques à imprensa.

 

Defesa de Russell Brand

Ao ser procurado pelos veículos na sexta (15/9) para comentar as acusações, Brand se antecipou e publicou um vídeo no Instagram, anunciando que viriam “acusações criminais muito graves” que ele negava totalmente.

“As relações que tive foram absolutamente sempre consensuais”, declarou Brand. “Sempre fui transparente sobre isso, quase excessivamente transparente. E estou sendo transparente sobre isso agora”. O ator argumenta que a franqueza com que sempre tratou sua vida, especialmente sua juventude promíscua, está sendo “metastatizada em algo criminoso” e, fiel a seu estilo de propagador de conspirações, sugere que existe uma “agenda séria e concentrada” para silenciá-lo.

“Para mim, é claro, ou pelo menos sinto, que existe uma agenda séria e concentrada para controlar esses tipos de espaços e essas vozes”, disse, citando Joe Rogan, que também teria sido alvo de um ataque supostamente coordenado por conta de seu conteúdo ofensivo no Spotify.

Nos comentários, seus seguidores reafirmaram que não só duvidam das reportagens como “ninguém acredita na imprensa”. Para completar, Elon Musk defendeu Brand, dizendo que a imprensa “não gosta de competição”.