“Pobres Criaturas” vence Festival de Veneza

Filme mais aplaudido do Festival de Veneza, “Pobres Criaturas” venceu o Leão de Ouro, o prêmio principal do evento, na tarde deste sábado (9/9). Em sua première, a obra do diretor Yorgos […]

Divulgação/Searchlight Pictures

Filme mais aplaudido do Festival de Veneza, “Pobres Criaturas” venceu o Leão de Ouro, o prêmio principal do evento, na tarde deste sábado (9/9). Em sua première, a obra do diretor Yorgos Lanthimos foi ovacionada por 10 minutos, com gritos entusiasmados de “Yorgos! Yorgos!”.

Em “Pobres Criaturas”, o cineasta grego, conhecido por seu estilo único desde o lançamento de “Dogtooth” em 2009, volta a se reunir com o roteirista Tony McNamara e a atriz Emma Stone após o sucesso de “A Favorita”. Passada numa versão estilizada da Inglaterra vitoriana, a trama traz Stone como Bella Baxter, que evolui de um experimento científico à moda de “Frankenstein” para uma mulher plenamente independente. Trazida à vida por um cientista excêntrico (Willem Dafoe), a personagem passa por uma rápida evolução, desde os primeiros passos com comportamento de criança até uma jornada de autodescoberta, que a leva a desafiar as normas da sociedade e assumir seu próprio corpo e identidade. Baseado no romance de 1992 de Alasdair Gray, a fantasia feminista com elementos surreais está sendo considerada a obra mais ousada da carreira do diretor.

Com o Leão de Ouro, “Pobres Criaturas” dispara como o primeiro favorito ao Oscar, na abertura da temporada de premiações de fim de ano.

As críticas internacionais também apontam Emma Stone como favoritíssima ao Oscar de Melhor Atriz, mas ela vai ter uma dura competição, pois em Veneza foi derrotada por Cailee Spaeny por seu desempenho no papel-título de “Priscilla”, a cinebiografia de Priscilla Presley dirigida por Sofia Coppola.

A Coppa Volpi de Melhor Ator ficou com outro americano, Peter Sarsgaard, por “Memory”, drama do mexicano Michel Franco.

Já o Leão de Prata de Melhor Diretor foi para o italiano Matteo Garrone, por “Io Capitano”, enquanto o Grande Prêmio do Júri (2º lugar) ficou com “Evil Does Not Exist”, novo filme do japonês Ryusuke Hamaguchi, que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2022 por “Drive My Car”.

A América do Sul se fez representar na premiação na categoria de Melhor Roteiro, com a vitória de “El Conde”, comédia do chileno Pablo Larraín, que mostra o ditador Augusto Pinochet como um vampiro.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores.

 

COMPETIÇÃO PRINCIPAL

MELHOR FILME
“Pobres Criaturas”, Yorgos Lanthimos

MELHOR DIRETOR
Matteo Garrone, “Io Capitano”

GRANDE PRÊMIO DO JÚRI
“Evil Does Not Exist”, Ryusuke Hamaguchi

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
“Green Border”, Agnieszka Holland

MELHOR ATRIZ
Cailee Spaeny, “Priscilla”

MELHOR ATOR
Peter Sarsgaard, “Memory”

MELHOR ROTEIRO
Guillermo Calderon e Pablo Larrain, “El Conde”

MELHOR ATOR JOVEM
Seydou Sarr, “Io Capitano”

 

MOSTRA HORIZONTES

MELHOR FILME
“Explanation for Everything”, Gabor Reisz

MELHOR DIRETOR
Mika Gustafson, “Paradiset Brinner” (Paradise is Burning)

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
“Una Sterminata Domenica”, Alain Parroni

MELHOR ATRIZ
Margarita Rosa De Francisco, “El Paraíso”

MELHOR ATOR
Tergel Bold-Erdene, “City of Wind”

MELHOR ROTEIRO
Enrico Maria Artale, “El Paraíso”

MELHOR CURTA
“A Short Trip”, Erenik Beqiri