“Pobres Criaturas” é aplaudido de pé por 10 minutos no Festival de Veneza

O cineasta grego Yorgos Lanthimos teve uma volta triunfal no Festival de Veneza com a estreia mundial de “Pobres Criaturas”. A plateia presente na Sala Grande do festival ficou de pé para […]

Divulgação/Searchlight Pictures

O cineasta grego Yorgos Lanthimos teve uma volta triunfal no Festival de Veneza com a estreia mundial de “Pobres Criaturas”. A plateia presente na Sala Grande do festival ficou de pé para aplaudir o filme por 10 minutos após a sessão, com gritos entusiasmados de “Yorgos! Yorgos!”.

A recepção positiva foi ainda maior que a de “A Favorita”, que recebeu o Grande Prêmio do Júri na edição do festival de 2018 e acabou indicado a 10 Oscars. Mas infelizmente o elenco do filme, composto por Emma Stone (“Cruella”), Mark Ruffalo (“Vingadores: Ultimato”), Jerrod Carmichael (“On the Count of Three”), Ramy Youssef (“Ramy”), Christopher Abbott (“Urso Negro”) e Margaret Qualley (“Maid”), não pôde testemunhar a consagração, ausentes do evento devido à greve dos atores de Hollywood. Emma Stone, por sinal, tornou-se favorita ao prêmio de Melhor Atriz no festival e também no Oscar após sua performance na produção.

 

Uma fantasia feminista e surreal

Lanthimos, conhecido por seu estilo único desde o lançamento de “Dogtooth” em 2009, volta a se reunir com o roteirista Tony McNamara e a atriz Emma Stone após o sucesso de “A Favorita” em seu filme mais ousado. Baseado no romance de 1992 de Alasdair Gray, o filme oferece uma fantasia feminista carregada de humor e elementos surreais, inspirada em “Frankenstein”.

Passada numa versão estilizada da Inglaterra vitoriana, a trama traz Stone como Bella Baxter, que evolui de um experimento científico para uma mulher plenamente independente. Trazida à vida por um cientista excêntrico (Dafoe), a personagem passa por uma rápida evolução, desde os primeiros passos com comportamento de criança até uma jornada de autodescoberta, que a leva a desafiar as normas da sociedade e assumir seu próprio corpo e identidade.

 

Visual fantástico

O design de produção, com trabalhos de James Price e Shona Heath, também é um ponto alto do filme, combinando uma variedade de estilos arquitetônicos e decorativos, desde o laboratório expressionista do cientista até um hotel em Alexandria que se estende das margens do mar até as nuvens. O visual fantástico, de encher os olhos, estabelece paralelos com o clássico “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang, e as obras de Terry Gilliam, mas a narrativa nunca perde seu foco, centrada na evolução de uma mulher moderna.

“Pobres Criaturas” terá estreia comercial em 8 de dezembro nos EUA, mas só vai chegar ao Brasil em 1º de fevereiro.

Veja o trailer e um trecho dos aplausos abaixo.