Novo filme de Ava Duvernay é aplaudido por 9 minutos no Festival de Veneza

O novo filme da cineasta Ava DuVernay, “Origin”, foi aplaudido durante nove minutos em sua première mundial no Festival de Veneza na quarta-feira (4/9). DuVernay se tornou a primeira diretora afro-americana a […]

Divulgação/Array Filmworks

O novo filme da cineasta Ava DuVernay, “Origin”, foi aplaudido durante nove minutos em sua première mundial no Festival de Veneza na quarta-feira (4/9). DuVernay se tornou a primeira diretora afro-americana a competir no festival em seus 80 anos de existência, e seu filme disparou entre os favoritos do público.

Durante encontro com a imprensa, ela aproveitou para ressaltar a falta de espaço para cineastas negros nos festivais internacionais: “Para cineastas negros, somos informados de que pessoas que amam filmes em outras partes do mundo não se importam com nossas histórias”.

A cineasta já havia feito história ao se tornar a primeira mulher negra a dirigir um longa indicado ao Oscar de Melhor Filme com “Selma” em 2015. Também foi indicada ao Oscar de melhor documentário por “A 13ª Emenda”, um exame profundo do sistema prisional dos Estados Unidos e suas relações com a desigualdade racial no país.

A trama de “Origin”7

Inspirado na vida da vencedora do Prêmio Pulitzer Isabel Wilkerson, “Origin” traz Aunjanue Ellis-Taylor, indicada ao Oscar por “King Richard: Criando Campeãs”, no papel da escritora. A obra explora a jornada pessoal e profissional de Wilkerson enquanto escreve seu livro seminal, “Casta: A Origem de Nosso Mal-Estar”. DuVernay analisa os eventos pessoais que impulsionaram a autora, moldando “Origin” como um filme de processo criativo. Este ponto de vista íntimo também oferece uma terna história de amor – trazida à vida por performances apaixonadas e comprometidas de Aunjanue Ellis-Taylor e Jon Bernthal (o Justiceiro).

A trama salta das tragédias pessoais da vida de Wilkerson para seus estudos sobre a Alemanha nazista, a segregação no sul dos Estados Unidos e a casta “intocável” Dalit na Índia. Assim como o livro, o filme mostra como os membros das chamadas castas inferiores ao longo da história foram desumanizados através da crueldade e do terror, proibidos de casar com membros das camadas mais altas ou de mudar a sua sorte.

Filmado em 37 dias, “Origin” foi produzido de forma independente por DuVernay, em busca de maior liberdade artística. Seus direitos de distribuição foram adquiridos pela Neon, nos EUA, que divulgou o primeiro trailer nesta semana. Confira abaixo.

O filme também será exibido no Festival de Toronto e tem lançamento previsto nos cinemas norte-americanos para o final deste ano. Ainda não há data divulgada para o Brasil.