Mãe de Larissa Manoela é intimada por crime de intolerância religiosa

A mãe de Larissa Manoela, a pedagoga Silvana Taques, foi intimada pela Justiça e terá que prestar depoimento na Decradi, delegacia especializada em crimes raciais ou de intolerância religiosa. Ela recebeu um […]

Divulgação/SBT

A mãe de Larissa Manoela, a pedagoga Silvana Taques, foi intimada pela Justiça e terá que prestar depoimento na Decradi, delegacia especializada em crimes raciais ou de intolerância religiosa. Ela recebeu um prazo de três dias para ser ouvida, conforme revelado pelo programa “Fofocalizando” nesta quarta-feira (23/8).

Outros envolvidos no caso também devem ter que prestar esclarecimentos, e, caso ela não compareça, as autoridades podem fazer condução coercitiva, com a ajuda da força policial.

 

Intimação e investigação em curso

A situação está sob o comando da delegada Rita Salim, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que, segundo informações divulgadas pelo G1, deve receber os pais e o noivo de Larissa Manoela para apurar o possível caso de intolerância nesta semana. A investigação está em curso, e a polêmica gera discussões sobre respeito religioso.

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, em articulação com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), foi quem denunciou Silvana Taques. Os advogados Carlos Nicodemos Oliveira Silva e Maria Fernanda Fernandes Cunha, especialistas em direitos humanos, assinaram o documento. “A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) recebeu notícia-crime em razão de possível prática de intolerância religiosa. O fato será apurado”, informou o posicionamento oficial.

 

O que motivou a ação?

A investigação se deve à revelação de uma resposta ofensiva de Silvana para Larissa no Whatsapp, na qual ela ironizou a religião do namorado da atriz, dizendo: “Esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk.” A frase surgiu em continuação a um diálogo onde a mãe reagiu agressivamente à mensagem de Natal enviada pela filha, mandando-a à merda. A parte com a ofensa pessoal foi exibida no domingo (20/8) no “Fantástico”. Entretanto, a mensagem não terminava ali e o restante veio à tona na segunda (21/8) pela imprensa.

 

Manifestação de Silvana

Em comunicado curto enviado para o “Fofocalizando”, Silvana se justificou: “Estas palavras foram ditas em momento de extrema tristeza e que ela não tinha nenhuma intenção de ofensa.” Além disso, ela revelou ao programa que estava reunida com os seus advogados após queixa-crime por suposta intolerância religiosa.

 

Noivo não pretende denunciar a sogra

André Luiz Frambach, por sua vez, declarou que não pretende denunciar a mãe de sua noiva. Sua assessoria enviou uma nota, afirmando: “André Luiz Frambach não foi intimado, mas caso isso aconteça, na condição de testemunha, ele ficará à disposição da justiça. Vale ressaltar que o ator não fez ou fará nenhuma denúncia sobre o caso, até porque a instauração deste inquérito independe da sua decisão.”

 

Contexto e embate familiar

O problema judicial acontece em meio a um embate entre Larissa Manoela e seus pais, após a atriz romper com a família e assumir a administração de sua carreira. Em entrevistas recentes, ela revelou que não tinha acesso aos seus bens e precisava pedir dinheiro para cobrir despesas básicas. Ela teria aberto mão de um patrimônio de R$ 18 milhões para passar a gerir suas próprias finanças sem interferências dos pais.