Doja Cat é atração principal do desfile-show de retorno da “Victoria’s Secret”

A cantora Doja Cat foi anunciada como a atração musical principal do próximo desfile da Victoria’s Secret, evento que será metade desfile de moda, metade documentário sobre o retorno da marca à […]

Instagram/Doja Cat

A cantora Doja Cat foi anunciada como a atração musical principal do próximo desfile da Victoria’s Secret, evento que será metade desfile de moda, metade documentário sobre o retorno da marca à passarela. A novidade foi compartilhada pela Prime Video nas redes sociais, juntamente com um teaser em que a artista aparece em destaque.

Em uma entrevista à Harper’s Bazaar, Doja revelou que está trabalhando ativamente em novas músicas e que ela estará apresentando faixas inéditas de seu próximo álbum no evento. “Não quero estragar muito, mas como nos projetos anteriores, há muitas energias diferentes nas músicas, além de novos sons que nunca explorei antes”, disse Doja. “Isso é emocionante para mim e mal posso esperar para lançá-lo.”

Retorno da Victoria’s Secret

O desfile, que será transmitido exclusivamente na Prime Video, marcará o retorno da Victoria’s Secret após cinco anos sem desfiles/eventos televisionados. A exibição está programada para o dia 26 de setembro.

A volta acontece após Rihanna ocupar o espaço deixado pela grife famosa com seus próprios shows de moda íntima, Savage x Fenty, não por acaso transmitidos pela Prime Video. Os eventos extremamente diversificados da cantora viraram o novo padrão para marcas de lingerie. Enquanto o mundo demandava mais diversidade, representatividade e inclusão, os desfiles da Victoria’s Secret ficaram presos aos antigos padrões de beleza, e criticados por apresentar apenas modelos altas, extremamente magras e majoritariamente brancas.

Para piorar sua imagem, a empresa teve que lidar com declarações preconceituosas de executivos. Em 2018, Ed Razek, então diretor de marketing da empresa, explicou em uma entrevista à Vogue por que não selecionava modelos de tamanhos maiores e mulheres trans para a apresentação. “Não acho que teremos esse tipo de modelo, porque esse show é uma fantasia. São 42 minutos de entretenimento”, declarou.

Depois disso, a marca nunca mais fez show “de entretenimento”. Considerada ultrapassada, a Victoria’s Secret se viu forçada a aposentar as imagens das top models em lingerie, após duas décadas de domínio midiático das “angels”.

 
A nova era da Victoria’s Secret

Em resposta ao declínio geral, a grife passou por mudanças significativas. Em agosto de 2019, a primeira modelo trans, a brasileira Valentina Sampaio, foi contratada pela marca, que no ano seguinte começou a incluir modelos plus size em suas campanhas de lingerie.

Atualmente, a Victoria’s Secret conta com um time de embaixadoras, o VS Collective, que deixa claro sua nova tendência inclusiva. A lista inclui a atriz indiana Priyanka Chopra Jones, a modelo norte-americana Hailey Bieber, a tenista japonesa Naomi Osaka e a brasileira Valentina Sampaio.