Diretor revela já ter roteiro de “Duna: Parte 3”

O diretor Denis Villeneuve revelou que já existe um roteiro para a expansão da saga “Dune” em uma trilogia. Em entrevista à revista Empire, o cineasta afirmou já ter “palavras no papel” […]

Divulgação/Warner Bros.

O diretor Denis Villeneuve revelou que já existe um roteiro para a expansão da saga “Dune” em uma trilogia. Em entrevista à revista Empire, o cineasta afirmou já ter “palavras no papel” para uma possível terceira parte. “Se eu conseguir fazer uma trilogia, esse seria o sonho”, admitiu.

Segundo Villeneuve, a ideia não é esticar a história do livro original de Frank Herbert, que já foi dividida em duas partes no cinema, sendo concluída no próximo longa, “Duna: Parte 2”, mas filmar também o livro seguinte, “O Messias de Duna” (Dune Messiah).

O Messias de Duna

“‘O Messias de Duna’ foi escrito como uma reação ao fato de as pessoas perceberem Paul Atreides [Timothée Chalamet no filme] como um herói. O que não é o que ele queria fazer. Minha adaptação está mais próxima da sua ideia de que, na verdade, isso é um alerta”, contou o diretor.

Publicado em 1969, quatro anos após o livro original, a obra expande o universo da saga e conclui a história de Paul Artreides com o nascimento de seus filhos – o livro seguinte se chama, justamente, “Os Filhos de Duna”. Ambos os livros foram adaptados numa minissérie do canal pago SyFy, “Children of Dune”, em 2003.

Para Villeneuve, o final da jornada de Paul Artreides encerraria a franquia, pois depois disso os outros romances de Frank Herbert “se tornam mais… esotéricos”.

O plano é antigo

O cineasta já tinha falado anteriormente de seu plano na época do lançamento do primeiro filme. Em entrevista de 2021 à Entertainment Weekly, ele disse praticamente as mesmas coisas. “Eu sempre imaginei três filmes”, declarou na ocasião. “Não é que eu queira fazer uma franquia, mas isso é ‘Duna’, e ‘Duna’ é uma grande história. Para honrá-la, acho que precisaria de pelo menos três filmes. Esse seria o sonho. Seguir Paul Atreides e seu arco completo seria bom”.

Ele lembrou que Herbert escreveu seis livros da saga “e quanto mais ele escrevia, mais psicodélico ficava”, mas gostaria de encerrar as adaptações contando a verdadeira ascensão ao poder de Paul, o nascimento de seus filhos com Chani (Zendaya nos filmes) e o destino final do casal.

Os livros subsequentes, como “Filhos de Duna”, “Imperador Deus de Dune”, “Hereges de Duna” e “Herdeiras de Duna” se passam muitos anos depois e possuem dimensão e ambição proibitivas para uma adaptação para as telas. Além disso, o filho do escritor continuou a história em mais publicações.

Os projetos de “Duna”

A Warner, por sinal, já está adaptando a obra “Sisterhood of Dune”, publicada em 2012 por Brian Herbert, em parceria com o escritor Kevin J. Anderson, para transformá-la numa série. Trata-se de um prólogo de “Duna” e sua produção está andamento para um lançamento na plataforma Max (ainda HBO Max no Brasil), apesar de a grave de roteiristas e atores de Hollywood atrasar o projeto.

A greve também provocou o adiamento de “Duna: Parte Dois”, que chegaria aos cinemas em outubro. O filme foi remanejado e só vai estrear agora em março de 2024.