De confissões emocionais a declarações ousadas de independência, a música pop caprichou no melodrama e na diversão nessa semana. E também nos contrastes: enquanto uma estrela celebrou a solteirice, outra largou tudo por um matrimônio de ficção. Confira abaixo os 5 clipes diversificados que moldaram o mundo pop nesta semana.
Miley Cyrus busca reconciliação com o passado
Em “Used to Be Young”, Miley Cyrus faz uma confissão emocional de sua vida sob os holofotes. Ela já tinha dado dicas sobre o teor da balada em um perfil de maio de 2023 feito pela British Vogue. Na entrevista, citou as frases que viraram o refrão: “Eu sei que costumava ser louca/Eu sei que costumava ser divertida/Você diz que eu costumava ser selvagem/Eu digo que costumava ser jovem.” Ela explicou que as frases vieram a ela depois que uma compositor a abordou com uma faixa “padrão de loucona num clube”, um tema que não refletia mais quem ela é aos 30 anos.
O vídeo da canção, simples e despojado, mostra Miley avançando por um caminho escuro, antes de parar diretamente em frente à câmera, vestindo uma camiseta do Mickey Mouse – em referência aos seus dias de “Hanna Montana” no Disney Channel. E enquanto entoa a canção, ela entrega uma interpretação emocional, com lágrimas, para terminar sorrindo de orelha a orelha no final, aparentemente aceitando seu passado e relembrando-o com carinho.
Detalhe: a data do lançamento coincide com os 10 anos de “Wrecking Ball”, o clipe mais polêmico em que Miley apareceu nua, e também com o aniversário de sua famosa performance desastrosa com Robin Thicke no VMAs. Na letra da música, ela reflete sobre essa fase rebelde da seguinte forma: “Não vale a pena chorar sobre/As coisas que você não pode apagar/Como tatuagens e arrependimentos”.
Selena Gomez celebra liberdade da solteirice
Na dançante “Single Soon”, Selena Gomez deixa claro que está solteira e pronta para se divertir. O vídeo dirigido por Philip Andelman (“Billie Bossa Nova”) mostra a artista aproveitando a noite, enquanto enfatiza que não vai gastar mais um momento sequer preocupada com namorados – ou ex-namorados. Em vez disso, escolherá um mini vestido cintilante, sairá com as amigas e dançará a noite toda brindando à sua liberdade.
A música com apelo pop retrô e irresistível é uma produção de Benny Blanco e Cashmere Cat. Entre os trabalhos notáveis de Blanco estão os hits “Love Yourself” de Justin Bieber, “Teenage Dream” de Katy Perry e “Don’t Start Now” de Dua Lipa, enquanto Cashmere Cat é lembrado por “Adore” com Ariana Grande e “Wolves” com Kanye West. “Single Soon” é a primeira faixa do próximo álbum de Selena, após fazer em espanhol o disco “Revelación”, indicado ao Grammy de melhor álbum pop latino em 2022.
SZA vai pra cama com Justin Bieber
O clipe de “Snooze” chamou atenção pela aparição surpresa de Justin Bieber, como um dos homens – e máquinas – que passam pela cama de SZA. Os outros envolvidos no charme da cantora são os atores Young Mazino da série “Treta” e Woody McClain de “Power Book II: Ghost”, bem como o produtor Benny Blanco. As cenas causaram alvoroço nas redes sociais, com fãs elogiando a química entre os artistas.
Além das cenas sensuais com Bieber e outros, o clipe também oferece momentos de humor e surrealismo, incluindo uma cena em que SZA faz uma dança sensual para um robô. O vídeo foi dirigido por Bradley J. Calder, que já havia trabalhado com a cantora em “PSA” e “Nobody Gets Me”. A música faz parte de seu bem-sucedido álbum de 2022, “SOS”.
Anitta encerra trilogia de romance na favela
“Used to Be” conclui a trilogia “Funk Generation: A Favela Love Story”. A canção foi produzida por DJ Gabriel do Borel e Márcio Arantes, em colaboração com o sueco ILYA, e fala sobre como o amor mudou a vida da cantora, transformando-a de piranha num noiva fiel. O vídeo conta essa história com uma narrativa de romance e ação, com direito a um sequestro em meio a um casamento religioso na comunidade da Vila Cascatinha, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Para além do lado romântico, Anitta se desdobra no clipe para fugir dos admiradores enciumados com sua vida afetiva, incluindo sequestradores, para consumar seu casamento com o boy que a faz feliz. Musicalmente, a faixa é a mais pop de toda a trilogia, combinando desde funk melody até música eletrônica dançante.
Luísa Sonza aborda ansiedade após polêmica
“Principalmente Me Sinto Arrasada” é um mergulho no subconsciente de Luísa Sonza, abordando suas crises de ansiedade. Dirigido por Diego Fraga, o vídeo alterna imagens da cantora entre estado catatônico e de ansiedade, em meio a um ambiente sujo e bagunçado, acompanhando uma letra confessional em que Luísa se questiona e desabafa sobre as pressões que vem sofrendo na carreira, com direito à breves cenas auto referenciais da polêmica “Campo de Morango”. “Será que eu sou uma fraude?”, ela se questiona, dando voz a seu inconsciente, antes de terminar com um alerta: “Estou à beira de enlouquecer”.
A música também é tortuosa. O que começa como uma espécie de trap sofre uma quebra brutal de ritmo, quando uma orquestra invade a melodia e a gravação se altera para uma balada de rock. A ruptura sonora ainda serve de trilha para a exibição de cenas sombrias, provavelmente extraídas de outros clipes vindouros, já que as faixas de “Escândalo Íntimo” formarão um álbum visual. De todo modo, assim como o clipe anterior, o resultado é uma porrada.
Com pegada conceitual, o álbum “Escândalo Íntimo” tem lançamento marcado para 29 de agosto e, segundo Luísa, refletirá uma viagem ao seu interior, representando uma espécie de autoanálise de sua vida. O primeiro single, “Campos de Morango”, já alcançou mais de 4 milhões de reproduções no Spotify.