Brasileira disputa vaga em novo grupo K-pop do criador do BTS

Em uma parceria inédita, a HYBE, empresa sul-coreana responsável pelo fenômeno BTS, e a gravadora americana Geffen Records lançaram “The Debut: Dream Academy”, programa para descobrir novos talentos e formar um girl […]

Divulgação/HYBE

Em uma parceria inédita, a HYBE, empresa sul-coreana responsável pelo fenômeno BTS, e a gravadora americana Geffen Records lançaram “The Debut: Dream Academy”, programa para descobrir novos talentos e formar um girl group global. Entre as 20 finalistas está a brasileira Samara Henriques, de 17 anos, competindo por uma vaga no grupo.

No site Weverse, plataforma de interação da HYBE, Samara se descreve como “resiliente, genuína e determinada”. Ela compete com jovens talentos da Coreia do Sul, Argentina, Belarus, Austrália, Estados Unidos, Tailândia, Eslováquia, Japão, Filipinas, Suíça e Suécia, num processo de seleção que começou em novembro do ano passado, contabilizando mais de 120 mil inscrições. As idades das candidatas variam entre 14 e 21 anos.

A disputa entre as finalistas será transmitido pelo YouTube a partir do dia 1º de setembro, com a final marcada para 17 de novembro. As vencedoras serão escolhidas pelo público, em votações nas plataformas TikTok e Weverse, e formarão um grupocom integrantes de vários países diferentes – ao estilo do Now United.

Todo o processo está sendo registrado pela Netflix, que vai lançar um documentário sobre a seleção em 2024.

 

Declarações sobre o projeto

“Há algum tempo, eu queria formar um grupo internacional baseado na metodologia K-pop”, revelou Bang Si-Hyuk, presidente da HYBE.

John Jannick, presidente e CEO da Geffen, também se pronunciou: “Cada candidata é incrivelmente talentosa, dedicada e motivada, tornando este um momento emocionante para fãs de música em todo o mundo.”

“A iniciativa única em sua espécie marca a primeira vez que uma grande gravadora dos Estados Unidos e um líder de entretenimento em K-pop combinaram suas expertises na descoberta de artistas e na produção musical para montar, desenvolver e apresentar um grupo feminino internacional sem precedentes”, disseram em nota conjunta as duas empresas.

Elas também afirmam que o programa “representa a primeira vez que um grupo feminino verdadeiramente global, com base nos Estados Unidos, será criado e modelado com base no mundialmente renomado sistema de treinamento e desenvolvimento do K-pop”, sob o qual as candidatas têm treinado desde o ano passado em Los Angeles.

 

O formato K-pop para exportação

Embora seja a primeira iniciativa do tipo entre uma grande gravadora dos EUA e uma empresa líder de entretenimento K-pop, o modelo de recrutamento internacional para formar um grupo de K-pop não é novidade. A DR Music esteve por trás da criação do Blackswan, um grupo feminino totalmente estrangeiro, com membros da Índia, Senegal, Brasil e Estados Unidos, mas que se apresentam em coreano. Outro exemplo é o Exp Edition, uma boy band composta inteiramente por membros americanos e lançada em 2017, mas que já não está mais ativa.

O recrutamento internacional agora é rotineiro, e muitos grupos de K-pop bem estabelecidos, inclusive o megapopular BLACKPINK, incluem um ou mais membros não coreanos. E a projetos criados para mercados estrangeiros específicos, como o Super Junior M, um spin-off do Super Junior, em que o M representa o idioma mandarim, falado na China.