André Gabeh rebate Cacau Protásio sobre perseguição em “Vai Que Cola”

O ex-BBB e roteirista André Gabeh, demitido do humorístico “Vai Que Cola” do Multishow, rebateu comentários da atriz Cacau Protásio sobre as relações de bastidores do elenco com os roteiristas da série. […]

Facebook/André Gabeh

O ex-BBB e roteirista André Gabeh, demitido do humorístico “Vai Que Cola” do Multishow, rebateu comentários da atriz Cacau Protásio sobre as relações de bastidores do elenco com os roteiristas da série. “Somos negros e me decepcionei com a falta de solidariedade dela”, afirmou ao portal F5.

Gabeh ressaltou que sua interação com Protásio foi quase nula tanto no ambiente físico quanto no virtual, mas a atriz teria feito pressão contra sua presença na equipe. Num vídeo publicado na semana passada, ela refutou qualquer tipo de perseguição, agressão ou solicitação de afastamento de alguém no projeto.

“Ela tenta disfarçar, mas é óbvio que quer meu linchamento virtual. Me decepcionei e me assustei. Só estava fazendo meu trabalho”, reforçou Gabeh, que frisou desconhecer os motivos da “tamanha implicância” da atriz.

“Eu estava superfeliz em trabalhar no ‘Vai que Cola’. Era fã dela. Escrevia tudo com muito carinho para todos, porque, além de ser meu trabalho, eu sou alguém suburbano”, afirmou, referindo-se ao fato de a série se passar nos subúrbios do Rio.

Detalhes da controvérsia

Gabeh diz que após as reclamações, seus textos passaram a ser enviados sem assinatura. Mas outros membros do elenco começaram a criticar seu trabalho, seguindo o que ele chamou de “efeito manada”. Outros roteiristas também teriam começado a sofrer assédio e o elenco, ainda segundo sua versão, elaborou uma cartilha de exigências.

“Havia vários ‘não pode’. As falas tinham que ser curtas. Numa semana, não podíamos sexualizar Jéssica [Samantha Schmütz]. Na outra, ela precisava ser periguete. Tínhamos que colocar os bordões antigos. Mas quando a gente colocava, não gostavam”, exemplificou Gabeh.

Ele afirma que as limitações criativas impostas pelo elenco chegaram a um ponto insustentável. “A temporada se passava no interior, mas não podíamos fazer piadas com coisas do interior para não parecermos preconceituosos; depois nos exigiam que falássemos do interior. Atores pediam mais piadas, mas na hora da gravação cortavam a maioria das falas e logicamente ficavam sem piada nenhuma.”

Gabeh mostrou-se esperançoso quanto ao desfecho da situação, desejando que ela sirva para fomentar um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso no meio audiovisual. “Fiquei com muito medo de me queimar, mas fiquei com mais medo ainda de não me defender”, concluiu.