10 filmes: “Guardiões da Galáxia 3” e as principais estreias do streaming

Os grandes blockbusters de 2023 chegam ao cinema em casa, com o lançamento de “Guardiões da Galáxia Vol. 3” pela Disney+ e “Transformers: O Despertar das Feras” em VOD. Em ritmo de […]

Divulgação/Marvel

Os grandes blockbusters de 2023 chegam ao cinema em casa, com o lançamento de “Guardiões da Galáxia Vol. 3” pela Disney+ e “Transformers: O Despertar das Feras” em VOD. Em ritmo de aventura, a programação também traz “Os Três Mosqueteiros – D’Artagnan”, “Sisu” e os terrores “O Exorcista do Papa” e “100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi”. Confira os 10 principais filmes lançados na semana nos serviços de assinatura e de locação em streaming.

 

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 3 | DISNEY+

 

Um dos maiores blockbusters do ano, o final da saga dos Guardiões chega ao streaming após faturar cerca de US$ 850 milhões de bilheteria mundial e conquistar aclamação da crítica, com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes. O sucesso e os elogios acabaram representando um grande contraste com as outras produções da Marvel deste ano, o filme “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” e a série “Invasão Secreta”, considerados fracassos do estúdio. A produção também marcou a despedida de James Gunn da Marvel. O diretor e roteirista passa agora a comandar as produções do rival DC Studios.

Em sua última jornada pela Marvel, Gunn juntou uma história de origem com a conclusão da saga, revelando os segredos do passado de Rocket (dublado por Bradley Cooper) e sua relação com o novo vilão Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji, de “O Pacificador”), sem perder de vista a evolução dos personagens e o tema fundamental da franquia: famílias encontradas. Na trama, enquanto Peter Quill (Chris Pratt) ainda se recupera da perda de Gamora (Zoe Saldana), ele reúne sua equipe em uma perigosa tarefa para salvar seu amigo Rocket – uma missão que, se não for concluída com sucesso, pode muito bem levar ao fim dos heróis. E como se não bastasse a ameaça principal, os Guardiões ainda tem que enfrentar Adam Warlock, novo personagem interpretado por Will Poulter (“Maze Runner”).

Embora o filme não feche a porta definitivamente para os Guardiões da Galáxia, ele oferece um senso de encerramento e conclui a trilogia de James Gunn com um clima mais sombrio que o esperado. Mas com o sucesso de bilheteria, não será surpresa se os heróis reaparecerem novamente, seja num spin-off centrado em Peter Quill ou até mesmo com a nova formação da equipe apresentada no final.

 

TRANSFORMERS: O DESPERTAR DAS FERAS | VOD*

 

A franquia “Transformers” é revivida num filme melhor que os anteriores, graças a um equilíbrio maior entre a ação robótica e seu enredo humano. A volta dos robôs gigantes tem direção de Steven Caple Jr. (“Creed II”) e se baseia em “Beast Wars: Guerreiros Virtuais”, um dos desenhos mais populares da franquia, exibido entre 1996 e 1999. Evocando a época, a produção é ambientada nos anos 1990 – mais especificamente no ano de 1994 – e é cheia de referências do hip-hop.

A trama segue Noah Diaz, um ex-militar interpretado por Anthony Ramos (“Em um Bairro de Nova York”), que acaba se envolvendo com os Autobots quando participa de um assalto e descobre que o Porsche que está roubando é, na verdade, o Autobot Mirage. Noah e uma pesquisadora (Dominique Fishback, de “Judas e o Messias Negro”) encontram o artefato cobiçado pelos vilões – capaz de destruir o mundo – e unem forças para ajudar os Autobots a achar a outra metade dessa chave no Peru.

Uma novidade na franquia são os Maximals, robôs com características de animais. Assim como os transformers originais, os novos personagens também se dividem em facções rivais. Os Maximals são as versões animais dos Autobots, e a trama envolve um pedido de ajuda desses animais-robôs aos carros-robôs para “proteger o lar que dividimos” contra a ameaça dos Terrorcons e a chegada do Unicron, um monstro devorador de planetas. E entre os personagens alistados nessa luta estão velhos conhecidos do público, como Bumblebee (com o visual de seu filme solo) e Optimus Prime, além personagens das séries animadas, como Arcee (a Autobot feminina) e Mirage.

O elenco também conta com Luna Lauren Vélez (“Dexter”), Ron Pearlman (o “Hellboy” original), Michelle Yeoh (“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”), Pete Davidson (“Morte, Morte, Morte”), Peter Dinklage (“Game of Thrones”), Michaela Jaé Rodriguez (“Pose”), Cristo Fernández (“Ted Lasso”), Peter Cullen (dublador oficial de Optimus Prime desde 1984) e o rapper Tobe Nwigwe – quase todos como dubladores dos robôs.

 

OS TRÊS MOSQUETEIROS – D’ARTAGNAN | VOD*

 

A aventura clássica de Alexandre Dumas ganha uma de suas melhores e mais caras versões. A aventura de capa e espada acompanha D’Artagnan, um jovem pobre e espirituoso, cujas ações bem-intencionadas o colocam no centro de uma intriga palaciana, com o futuro da França em jogo. As únicas pessoas que podem impedir as maquinações sombrias do Cardeal de Richelieu são os três mosqueteiros que o acham irritante, Athos, Porthos e Aramis. Só que a situação se complica ainda mais quando ele se apaixona perdidamente por Constance Bonacieux, a confidente da Rainha, e se coloca na mira de outra inimiga mortal: Milady de Winter.

Dirigido por Martin Bourboulon (“Eiffel”), o longa traz François Civil (“Amor à Segunda Vista”) como D’Artagnan e um elenco bem famoso, incluindo Pio Marmaï (“O Acontecimento”), Romain Duris (“Eiffel”) e Vincent Cassel (“Ameaça Profunda”) e como os Três Mosqueteiros, além de Eva Green (“O Lar das Crianças Peculiares”), Vicky Krieps (“Corsage”), Lyna Khoudri (“A Crônica Francesa”), Eric Ruf (“O Oficial e o Espião”) e Louis Garrel (“O Festival do Amor”) como o rei Luís XIII.

 

100 COISAS PARA FAZER ANTES DE VIRAR ZUMBI | NETFLIX

 

Adaptação do popular mangá de Haro Asô, autor de “Alice in Borderland”, a história segue Akira Tendō, um jovem de 24 anos que, preso em um emprego corporativo desgastante no Japão, se vê subitamente imerso no apocalipse zumbi. A perspectiva aterrorizante, no entanto, traz um alívio surpreendente para Akira – ele nunca mais precisará trabalhar novamente. Este evento cataclísmico acaba se tornando o catalisador para Akira voltar a viver, levando-o a elaborar uma lista de 100 coisas que deseja realizar antes de ser mordido e virar morto-vivo. Esta lista inclui tudo, desde aprender a falar inglês até encontrar a mulher dos seus sonhos.

O filme, que mescla comédia e terror, explora como o apocalipse zumbi acaba sendo o empurrão necessário para que Akira comece a viver para si mesmo. Mesmo diante de situações terrivelmente perigosas, ele nunca se sentiu mais vivo. O tom irreverente traz à mente filmes como “Todo Mundo Quase Morto”, de Edgar Wright, e apresenta uma abordagem diferenciada para o subgênero zumbi, concentrando-se em alguém que odeia sua vida e não tem nada a perder durante o fim dos tempos.

A adaptação será o primeiro filme dirigido por Yusuke Ishida, diretor das séries “Re: Mind” e “Afro Tanaka”, e seu elenco destaca Eiji Akaso (“Super Rich”) e Mai Shiraishi (“Drifter”), que é ex-cantora da banda de J-pop Nogizaka 46. E para quem quiser mais, a Netflix também disponibiliza a série anime baseada no mangá original.

 

SISU | VOD*

 

Guerra, sangue e um bastardo inglório. O filme finlandês apresenta uma premissa à Tarantino que é, ao mesmo tempo, brutal e absurdamente divertida. A história se desenrola durante os últimos dias tumultuados da 2ª Guerra Mundial, colocando o ex-comando Aatami, apelidado de “o Imortal”, contra as tropas alemãs em retirada, que tiveram a infeliz ideia de roubar seu ouro, provocar seu cachorro e deixá-lo para morrer. Aatami, interpretado por Jorma Tommila (“Caçada ao Presidente”), exibe todas as características do título do filme, “Sisu”, uma palavra finlandesa que traduz aproximadamente como coragem, determinação, bravura e inteligência.

A violência é gráfica e sangrenta, com Aatami transformando quase tudo em arma e a câmera sendo atingida por partes de corpo de nazistas explodidos. O elenco também apresenta Aksel Hennie (“O Paradoxo Cloverfield”) como um oficial implacável da SS nazista e Mimosa Willamo (“Deadwind”) como uma prisioneira, que se torna cada vez mais encorajada pela crescente contagem de mortes de Aatami. Por fim, o diretor responsável por desmembrar nazistas é Jalmari Helander, do cultuado terrir “Papai Noel das Cavernas” (2010).

 

O EXORCISTA DO PAPA | HBO MAX

 

O terror traz Russell Crowe (“Thor: Amor e Trovão”) como Gabriele Amorth, um lendário (e verdadeiro) padre italiano que realizou mais de 100 mil exorcismos para o Vaticano. Na história do filme, um demônio possuiu uma criança e exige a presença do padre, num plano premeditado para possuir o exorcista do Papa.

Dirigido por Julius Avery (“Operação Overlord”), o filme é baseado nos livros de memórias publicados por Amorth, que morreu em 2016, e seu elenco conta com Franco Nero (“Django”), Laurel Marsden (“Ms. Marvel”), Cornell S. John (“Gangs of London”), Alex Essoe (“Missa da Meia-Noite”) e Daniel Zovatto (“Station Eleven”).

 

MEDUSA DELUXE | MUBI

 

A exótica comédia britânica é ambientada em uma competição regional de cabeleireiros e se desenvolve após o assassinato macabro de um dos competidores, com o crime provocando uma cadeia de suspeitas, fofocas e intrigas entre os cabeleireiros, modelos e seguranças presentes.

Com visual arrojado e audácia narrativa, a estreia do diretor Thomas Hardiman encantou a crítica, atingindo 92% de aprovação no site Rotten Tomatoes – houve até comparações com o cinema de Pedro Almodóvar. Os papéis principais são vividos por Clare Perkins (“A Roda do Tempo”) e Harriet Webb (“Succession”), intérpretes dos maiores rivais na disputa pelo penteado mais ousado da competição.

 

O DESPERTAR DA JUVENTUDE | VOD*

 

O drama que se desenrola na década de 1980 em Brighton Beach, Brooklyn (EUA), acompanha o jovem David, interpretado por Samuel H. Levine (“Indignação”), em uma jornada de autodescoberta. A narrativa, dirigida por Eric Steel, é uma história de amadurecimento que explora a identidade gay e judaica de David, representando de forma sensível e autêntica a vida de um jovem que luta para conciliar sua fé e sexualidade em uma comunidade conservadora.

David, que aos 17 anos vive com seus avós russos judeus, envolve-se com homens mais velhos, que o introduzem a uma subcultura gay que ele nunca soube que existia. A história é uma exploração dessa descoberta, desafiando suas noções preconcebidas e mostrando como ele navega por seus dois mundos aparentemente opostos.

Elogiado pela crítica por sua representação autêntica e sensível da experiência gay e judaica, o filme foi vencedor do festival Queer Lisboa e recebeu o troféu de Melhor Filme de Diretor Estreante no Festival de Jerusalém.

 

MEU ÁLBUM DE AMORES | AMAZON PRIME VIDEO

 

O diretor Rafael Gomes (“Música para Morrer de Amor”) completa uma trilogia sentimental com esta comédia sobre um jovem que descobre ser filho de um famoso cantor popular dos anos 1970 no mesmo dia em que é dispensado pela namorada. A notícia é dada por um meio-irmão que não conhecia e com quem vai compartilhar uma missão: deixar as cinzas do ídolo brega com o grande amor de sua vida. Só que, mulherengo, o cantor deixou muitos amores e não será fácil achar o maior deles.

O filme destaca Gabriel Leone (“Dom”) em papel duplo, encarnando o cantor e seu filho, além de uma trilha sonora original de Odair José e Arnaldo Antunes, que acrescenta muito à trama. O elenco também inclui Felipe Frazão (“Todxs Nós”), Carla Salle (“Onisciente”), Maria Luísa Mendonça (“Verdades Secretas”), Lorena Comparato (“Rensga Hits!”) e Clarisse Abujamra (“Como Nossos Pais”), entre outros.

 

| TINNITUS | VOD*

 

O drama esportivo de Gregorio Graziosi (“A Obra”) gira em torno de Marina (Joana de Verona, de “Pedro e Inês”), uma atleta de Saltos Ornamentais que sofre com um terrível zumbido nos ouvidos. Após um acidente trágico, ela troca a perigosa e desafiadora plataforma de saltos por uma pacata vida no aquário, onde trabalha fantasiada de sereia. No entanto, busca voltar ao esporte que ama, o que faz aumentar os desafios, o zumbido e o perigo em sua vida, marcada por conflitos e desafios. Ela luta contra o controle de namorado, Antônio (André Guerreiro Lopes), um médico que administra seu tratamento, e enfrenta a revolta de Luísa (Indira Nascimento), sua antiga parceira de salto. Além disso, Marina inicia uma conexão amorosa com Teresa (Alli Willow), sua substituta na equipe de saltos ornamentais, adicionando outra camada de complexidade à sua vida já tumultuada.

“Tinnitus” foi premiado no Festival de Gramado nas categorias de Fotografia, Direção de Arte e Montagem, com destaque para a fotografia de Rui Poças, que retrata a cidade de São Paulo de maneira particularmente expressiva. O roteiro, por sua vez, é de um especialista em terrores não convencionais, o cineasta Marco Dutra (“As Boas Maneiras”).

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.