Roteirista de “Taxi Driver” diz que “Oppenheimer” é “o filme mais importante do século”

Paul Schrader, roteirista de “Taxi Driver” (1976) e indicado ao Oscar por “Fé Corrompida” (2017), exaltou o aguardado “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan. O cineasta compareceu à estreia do longa em Nova […]

Divulgação/Universal Pictures

Paul Schrader, roteirista de “Taxi Driver” (1976) e indicado ao Oscar por “Fé Corrompida” (2017), exaltou o aguardado “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan. O cineasta compareceu à estreia do longa em Nova York na última segunda-feira (18/7) – marcada pela ausência do elenco devido à greve do Sindicato dos Atores, e elogiou o diretor nas redes sociais, aclamando o longa como “o melhor e mais importante filme deste século”.

“Se você assistir a um único filme nos cinemas este ano, deveria ser ‘Oppenheimer'”, escreveu o roteirista e diretor no Facebook. “Eu não sou um fã fanático de Nolan, mas esse filme é surpreendente”. Abaixo da mensagem, Schrader compartilhou uma foto ao lado de Nolan.

 
A história da bomba atômica

Com primeiras impressões bastante positivas pela crítica, o novo filme de Christopher Nolan (“Tenet”) conta a história por traz da criação da bomba atômica. Durante entrevistas recentes, o cineasta defendeu a importância histórica da trama, afirmando que Robert Oppenheimer “moldou o mundo em que vivemos, para melhor ou para pior”.

A trama é uma cinebiografia do pai da bomba atômica, com Cillian Murphy (“Um Lugar Silencioso: Parte II”) no papel-título, determinado a superar os nazistas na conquista do poder do átomo. Para isso, ele chega a erguer uma cidade da noite para o dia, no meio do deserto do Novo México, para acomodar os cientistas mais renomados dos EUA e suas famílias, reunidos para um esforço coletivo que resulta na primeira bomba atômica do mundo.

O elenco conta com estrelas como Matt Damon (“Jason Bourne”), Robert Downey Jr (“Vingadores: Ultimato”), Emily Blunt (“Um Lugar Silencioso”), Benny Safdie (“Bom Comportamento”), Florence Pugh (“Viúva Negra”), Rami Malek (“007 – Sem Tempo para Morrer”), Dane DeHaan (“Valerian e a Cidade de Mil Planetas”), Matthew Modine (“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”), Kenneth Branagh (“Tenet”), Michael Angarano (“This Is Us”), Alden Ehrenreich (“Han Solo: Uma História Star Wars”) e David Krumholtz (“The Deuce”).

“Oppenheimer” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20/7), um dia antes da estreia nos Estados Unidos.