“Oppenheimer” é considerado “assustador” de bom pela crítica internacional

O aguardado “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan (“Tenet”), foi aclamado pela crítica após sua première nesta terça-feira (11/3) em Paris, na França. O evento reuniu o diretor e o elenco formado por […]

Divulgação/Universal Pictures

O aguardado “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan (“Tenet”), foi aclamado pela crítica após sua première nesta terça-feira (11/3) em Paris, na França. O evento reuniu o diretor e o elenco formado por estrelas como Cillian Murphy (“Um Lugar Silencioso: Parte II”), Matt Damon (“Jason Bourne”), Robert Downey Jr (“Vingadores: Ultimato”) e Emily Blunt (“Um Lugar Silencioso”). Após a exibição, o Twitter se encheu de elogios dos críticos convidados, sendo definido como uma “conquista espetacular” e “audacioso”.

A trama é uma cinebiografia do pai da bomba atômica, com Cillian Murphy no papel-título, determinado a superar os nazistas na conquista do poder do átomo. Para isso, ele chega a erguer uma cidade da noite para o dia, no meio do deserto do Novo México, para acomodar os cientistas mais renomados dos EUA e suas famílias, reunidos para um esforço coletivo que resulta na primeira bomba atômica do mundo.

O longa também é o primeiro filme de Nolan em 20 anos a receber uma classificação indicativa como “Rated-R”, restrito para maiores de 17 anos nos EUA. E, de acordo com Kenneth Turan, do Los Angeles Times, é “possivelmente o trabalho mais impressionante de Nolan até agora”. O crítico elogiou os visuais do filme e a profundidade dos personagens trabalhados na tela, um diferencial nos últimos lançamentos do cinema, segundo ele.

 
Vai emocionar

As primeiras reações revelam que o longa vai emocionar bastante o público. “Estou dividido entre ser todo tímido e misterioso sobre ‘Oppenheimer’ e apenas sair e dizer que é um nocaute total que dividiu meu cérebro como um núcleo de plutônio inquieto”, escreveu Robbie Collin, do The Daily Telegraph. “Me deixou chorando nos créditos finais como se eu não conseguisse lembrar qualquer coisa mais”.

A opinião é compartilhada pelo jornalista e cineasta Bilge Ebiri. “‘Oppenheimer’ é… incrível. A palavra que sempre vem à mente é ‘assustadora'”, pontuou. “Um drama histórico intrincado, insanamente detalhado e de ritmo implacável que se desenvolve e se desenvolve até que Nolan bate o martelo da maneira mais surpreendente e devastadora”.

Já Matt Maytum, da Total Film, confessou que o longa o deixou “atordoado”. “Um drama histórico épico, mas com uma sensibilidade distintamente Nolan: a tensão, estrutura, senso de escala, design de som surpreendente, visuais notáveis. Uau”, elogiou impressionado.

O filme também conquistou o público que compareceu a première. “Um sinal de que o público francês adorou ‘Oppenheimer’ é que eles ficaram em frente ao teatro Grand Rex muito depois do fim do filme para debatê-lo”, revelou Elsa Keslassy, da Variety.

 
Elenco aclamado

“O ‘Oppenheimer’ de Christopher Nolan é realmente uma conquista espetacular, em sua adaptação concisa e verdadeira, narrativa inventiva e performances diferenciadas de Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon e muitos, muitos outros envolvidos – alguns apenas por um cena”, consagrou Lindsey Bahr, da The Associated Press.

Em relação ao elenco, a interpretação de Cillian Murphy foi bastante elogiada, mas os demais atores não ficaram atrás. “Murphy é bom, mas o suporte é essencial: Damon, Downey Jr e Ehrenreich trazem até piadas”, escreveu Jonathan Dean, do The Sunday Times. “Um filme audacioso, inventivo e complexo para chocar seu público”.

Ele ainda pontuou que o filme é “tenso em parte sobre a bomba” e “principalmente sobre como estamos condenados”.

Durante entrevistas recentes, Nolan defendeu a importância histórica do filme, afirmando que Robert Oppenheimer “moldou o mundo em que vivemos, para melhor ou para pior”.

Além de dirigir, Nolan assina o roteiro do longa, uma adaptação do livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin. Publicado em 2005, o livro venceu o Prêmio Pulitzer.

O elenco estelar da produção também inclui Benny Safdie (“Bom Comportamento”), Florence Pugh (“Viúva Negra”), Rami Malek (“007 – Sem Tempo para Morrer”), Dane DeHaan (“Valerian e a Cidade de Mil Planetas”), Matthew Modine (“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”), Kenneth Branagh (“Tenet”), Michael Angarano (“This Is Us”), Alden Ehrenreich (“Han Solo: Uma História Star Wars”) e David Krumholtz (“The Deuce”).