Leonardo DiCaprio enaltece Lula e critica Bolsonaro sobre Amazônia

Leonardo DiCaprio (“Era uma Vez em… Hollywood”) usou as redes sociais para elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela queda do desmatamento na Floresta Amazônica em abril. Em contrapartida, […]

Twitter/Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio (“Era uma Vez em… Hollywood”) usou as redes sociais para elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela queda do desmatamento na Floresta Amazônica em abril. Em contrapartida, o ator criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deixou o cargo em janeiro deste ano com recordes de desmatamentos.

Divulgada em seu perfil no Instagram, a publicação trouxe uma montagem gráfica de Lula ao lado de uma foto da região amazônica. “Sob Lula, o desmatamento na Amazônia em abril de 2023 foi 68% menor do que em 2022”, diz a imagem. Na legenda, o ator reproduziu um texto de uma organização ambiental que abordava os dados divulgados na última sexta-feira (30/6) pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O texto ressalta que a queda ocorreu após dois meses de aumento no desmatamento, registrado em fevereiro e março, porém, considerando a análise anual, o desmatamento ainda apresentou uma redução geral de 40%. Em seguida, a mensagem ainda apontava que Bolsonaro havia flexibilizado as medidas de fiscalização contra o desmatamento na Amazônia.

“Muitos estão atribuindo algum mérito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois ele iniciou ações para restabelecer políticas de proteção à Amazônia e aos direitos indígenas após assumir o cargo”, diz a legenda. “O presidente anterior, Jair Bolsonaro, enfraqueceu tais medidas, resultando no nível mais alto de desmatamento em 15 anos durante sua administração”.

Vale mencionar que essa não foi a primeira vez que DiCaprio enalteceu o governo Lula sobre Bolsonaro. Em maio, o ator celebrou as políticas voltadas para os povos indígenas propostas pelo atual governo e ainda comparou a gestão com a de Bolsonaro, criticando o ex-presidente por ter, segundo ele, violado os direitos dessas populações.

 
DiCaprio e a Amazônia

Leonardo DiCaprio é conhecido não apenas por sua atuação no cinema, mas também por seu engajamento em questões ambientais. Embora mantenha sua vida pessoal privada, o ator é bastante ativo nas redes sociais para utilizar as plataformas em favor das causas que defende.

Nos últimos anos, a preservação da Amazônia tem sido um dos temas que mais tem recebido seu apoio. Em janeiro, o ator prometeu arrecadar US$ 100 milhões para o Fundo Amazônia, voltado ao financiamento de ações para preservação da floresta.

Sua organização filantrópica foi uma das envolvidas na doação de US$ 200 milhões pelo POP (Protegendo Nosso Planeta) no mês de junho. O valor arrecadado foi direcionado para a proteção da Amazônia e dos povos indígenas da região.

DiCaprio também anunciou que fará um documentário sobre a floresta intitulado “We Are Guardians” (em português, “Somos Guardiões”).