SBT surpreende e resgata “Bom Dia & Cia”

O programa infantil “Bom Dia & Cia” vai voltar à programação do SBT em julho, revertendo seu cancelamento de março de 2022, após 28 anos no ar. A emissora de Silvio Santos […]

Divulgação/SBT

O programa infantil “Bom Dia & Cia” vai voltar à programação do SBT em julho, revertendo seu cancelamento de março de 2022, após 28 anos no ar. A emissora de Silvio Santos confirmou que o programa voltará às manhãs durante o período de férias escolares, sob a apresentação de Silvia Abravanel.

O programa será transmitido logo após o “Primeiro Impacto”, que vai ao ar das 6h às 9h30. Portanto, “Bom Dia & Cia” será transmitido às 9h30 e terá uma duração de três horas e meia, terminando às 13h. Essa programação será uma grade especial de férias, válida apenas de 3 a 31 de julho.

O cancelamento de “Bom Dia & Cia” em março de 2022 surpreendeu a todos, pois foi uma decisão de Silvio Santos, que optou por encerrar o programa infantil apresentado nos últimos anos por um de suas filhas filha.

 
A era dos programas infantis

Criado pelo renomado diretor Nilton Travesso em 1993, com apresentação de Eliana, “Bom Dia & Cia” teve Yudi Tamashiro, Priscilla Alcântara e até Maisa como apresentadora, e ultimamente era comandado por Silvia Abravanel. Além de ter sido o mais longevo programa infantil da TV comercial brasileira, também foi o último.

Febre durante os anos 1980 e 1990, os programas infantis que consagraram as apresentadoras Xuxa, Angélica e Eliana se tornaram deficitários após mudanças na legislação brasileira, que estabeleceram como irregular a prática de comunicação mercadológica criada estrategicamente para ser direcionada às crianças.

Por muito tempo, o programa foi líder de audiência, chegando a marcar 20 pontos nos tempos áureos dos programas infantis na TV aberta. Mas tinha uma audiência muito baixa quando saiu do ar em março de 2022, que oscilava entre 2 e 3 pontos diários – 1 ponto de audiência equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça.